Publicado em: 11/04/2013 às 10:40hs
Comparando-se os valores médios obtidos pelos produtos da avicultura e de setores correlatos nos 100 primeiros dias de 2013 com idêntico período de 2012, constata-se que, em função da elevação de preços de preços do milho e do farejo de soja, ocorrida no ano passado, os produtos dependentes das duas matérias-primas tiveram neste ano significativa valorização – desempenho impulsionado, sem dúvida, por uma redução de produção decorrente das dificuldades financeiras enfrentadas pelo setor produtivo.
Assim, a única exceção na produção animal ficou com o boi (de capim), cujo preço médio nos 100 primeiros dias de 2013 foi apenas 0,67% superior à média de idêntico período anterior. Já em relação às matérias-primas, o farelo de soja permaneceu altamente valorizado, enquanto o milho (em função da nova super safra) encerrou o período com incremento de apenas 12,60%.
Porém, tudo muda de figura quando a base de comparação é o preço registrado no último dia de 2012. Neste caso, considerado o preço ontem registrado, conclui-se que 2013 vem sendo negativo para a maior parte dos produtos agropecuários, pois apenas ovos e boi apresentam evolução positiva de preços em relação ao final do ano passado.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias