Avicultura

Avicultura espanhola se destaca na UE

Na semana passada, foi realizada a 56ª Assembleia Geral da Associação Europeia de Processadores e Comerciantes de Aves (AVEC), em Valência, na Espanha, com uma participação de mais de 500 pessoas


Publicado em: 26/09/2013 às 14:50hs

Avicultura espanhola se destaca na UE

O evento colocou a avicultura espanhola no centro das atenções. De acordo com as informações reveladas pelo ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Espanha, Miguel Arias Cañete, a indústria avícola europeia fatura 107 milhões de euros e emprega 673 mil pessoas. “Estes números colocam a União Europeia no 4º lugar de produção de aves do mundo”, declarou. Neste contexto, a avicultura espanhola tem um papel relevante dentro da EU, destacou o ministro. “A Espanha produz cerca de 1,4 milhão de toneladas de carne de frango ao ano. Somos o segundo país produtor de aves da Europa e o faturamento da nossa produção supera os 2,5 milhões de euros”.

Cañete também falou da importância de a avicultura espanhola avançar nas questões de bem-estar animal, transporte e abate, já que são áreas que necessitam de profissionais com formações de alto nível. “É sempre difícil manter a competitividade, particularmente, em um cenário de altos custos de produção. O modelo de produção de frango na Europa é muito mais caro, porém, é preciso destacar os benefícios dessa produção”, salientou.

Como em qualquer país, a Espanha também convive com os problemas do seu setor avícola. Em meados do mês de agosto, uma parceria entre a Associação de Pequenos Agricultores (UPA) e a COAG levou a público uma tese de que haveria um “pacto secreto” entre as grandes cadeias de supermercados espanholas para vender o frango a uma média de 2,15 euros/kg, enquanto que o Ministério da Agricultura reconhece que este preço deveria ser 20% maior, por conta dos custos de produção (algo em torno de 2,70 euros/kg).

Outro problema foi destacado pela publicação Agroinformación. Durante o verão, a avicultura espanhola reduz a oferta de carne de frango devido ao calor. Assim, as granjas passam a entregar aves mais leves para o abate, o que gera uma redução de 20% a 25% na disponibilidade da carne em relação ao resto do ano. E o que a aliança UPA-COAG pedem é que o governo espanhol intervenha nesta caso para que os avicultores não tenham prejuízos .

Participação espanhola na UE

Dados de 2011 da FAO mostram que a avicultura espanhola é a terceira maior da União Europeia, sendo o Reino Unido o maior produtor de carne de frango e a França o segundo. Neste relatório, a Espanha figurava em sétimo lugar nas exportações europeias de carne de frango fresca e congelada, embarcando 114 mil toneladas.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias