Publicado em: 26/09/2012 às 16:00hs
O mês de agosto registrou queda de 27% na exportação da avicultura sul-mato-grossense. De 10,4 mil toneladas embarcadas em julho desse ano, o setor contabilizou 7,5 mil toneladas em agosto. Comparado a 2011, os números ainda são mais preocupantes: foram 10,5 toneladas vendidas no mercado externo em agosto do ano passado, o que representa uma retração de 35%. Os principais compradores são Japão, Arábia Saudita e China.
Os dados fazem parte do levantamento da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). Para a União Brasileira de Avicultura (Ubabef), o fraco desempenho das exportações foi ocasionado, sobretudo, pela greve dos fiscais agropecuários em agosto e aos altos estoques nos países importadores, prejudicando assim o volume de exportação.
O aumento do custo de produção do setor também tem preocupado os produtores. A alta dos preços da soja e milho, valorizados em função da quebra da safra mundial, resultado da estiagem nos Estados Unidos e excesso de chuvas na Europa, refletiu no aumento de 20% do custo da ração animal, principal insumo do setor. “É provável que esse panorama continue até 2013”, estima a economista e assessora técnica da Famasul, Adriana Mascarenhas.
Para o consumidor, o resultado é de alta de preços. No varejo, cortes como a coxinha da asa teve aumento de 10,7% em oito meses. Para Adriana, outro fator impulsionou a valorização dos preços. “A indústria avícola nacional está investindo em tecnologia para atender mercado interno e externo e acaba repassando isso nos preços ao consumidor”, complementa.
Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul - FAMASUL
◄ Leia outras notícias