Avicultura

Avançam negociações para abertura da Malásia à carne de frango do Brasil

Abate halal na Malásia é um dos mais rigorosos do mundo


Publicado em: 13/07/2012 às 16:50hs

Avançam negociações para abertura da Malásia à carne de frango do Brasil

A delegação brasileira participou, ainda, de encontro com o diretor geral do Departamento de Inspeção Veterinária (DVS) do Ministério da Agricultura malaio, Aziz Bin Jamaluddin.

O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, e o gerente de Relações com o Mercado, Adriano Zerbini, participaram na quarta-feira (11), em Kuala Lumpur (Malásia), de rodada de negociações bilaterais para a abertura do mercado malaio às exportações de carne de frango do Brasil. Acompanhando por membros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa), Jean Cury e os representantes da Ubabef participaram de encontros com os ministérios da Agricultura e da Indústria e Comércio da Malásia, além de reuniões na Embaixada Brasileira em Kuala Lumpur, para discutir os próximos passos na negociação para abertura daquele mercado. “A Malásia, país de maioria muçulmana, tem um dos critérios de abate halal mais rigorosos do mundo. Esta abertura de mercado vem sendo negociada desde 2009”, lembra o presidente da Ubabef, Francisco Turra.

Na agenda de encontros dos representantes brasileiros esteve uma reunião com o ministro da Agricultura e Agroindústrias da Malásia, Dató Mohd Hashim bin Abdullah. Acompanhados por Jean Manfredini, do Ministério da Agricultura brasileiro, e pelo ministro conselheiro da Embaixada do Brasil na Malásia, José Soares, Turra e Zerbini destacaram a qualidade e o pleno atendimento às diretrizes islâmicas da carne de frango halal do Brasil. “O ministro se mostrou muito interessado pela agricultura brasileira, e afirmou querer visitar o Brasil em breve levando delegação de empresários do pais. Ele convidou o setor avícola-exportador brasileiro a participar da principal feira de produtos agropecuários da Malásia, que ocorrerá em novembro deste ano”, disse Turra.

A delegação brasileira participou, ainda, de encontro com o diretor geral do Departamento de Inspeção Veterinária (DVS) do Ministério da Agricultura malaio, Aziz Bin Jamaluddin. Também estiveram presentes membros da equipe técnica do DSV. Na oportunidade, foram tratadas questões técnicas para a abertura do mercado. “Uma missão de habilitação de plantas de aves e bovinos deve acontecer em setembro deste ano. O Dr. Aziz mostrou grande interesse pela agricultura brasileira, e possibilidades de cooperação serão discutidas entre os dois governos em diferentes setores agrícolas”, ressalta o presidente da Ubabef.

Finalizando a agenda, os representantes da Uabbef e do MAPA, juntamente com a embaixadora do Brasil na Malásia, Maria Auxiliadora Figueiredo, encontraram-se com a secretária geral do Ministério da Indústria e Comércio Internacional malaio, Rebecca Fatima Santa Maria. “Foi uma ótima oportunidade para discutirmos a pauta comercial entre os dois países e a necessidade do desenvolvimento de parceiras entre seus setores privados, especialmente na carne de aves. Há grande interesse nas exportações de carne avícola do Brasil para esse mercado, algo que percebemos, inclusive, nas conversas com as empresas processadoras locais”, conclui o presidente da Ubabef.

Fonte: Assessoria de imprensa Ubabef

◄ Leia outras notícias