Avicultura

Aumento no custo de produção preocupa avicultores em MS

Custo elevado também é previso para o segundo semestre do ano


Publicado em: 27/07/2012 às 19:40hs

Aumento no custo de produção preocupa avicultores em MS

Os avicultores gastaram 15,7% a mais nas granjas de Mato Grosso do Sul no mês de junho, segundo dados divulgados pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul) nessa quinta-feira (26). A alta foi alavancada pela recuperação nos preços da soja e do milho, insumos utilizados na ração das aves.

A economista e assessora técnica da Famasul, Adriana Mascarenhas, afirmou ao Agrodebate que o aumento nos custos de produção, aliada a baixa demanda, principalmente do mercado externo, está prejudicando o setor. "A situação é preocupante porque os produtores e as grandes empresas arcam com os custos e no fim não tem para quem vender o produto", explicou.

Ainda segundo a economista, o reajuste nas tarifas de energia elétrica e o custo para manter a mão-de-obra, que a partir de julho tem um novo piso salarial, vão contribuir para que esse custo seja ainda maior para o produtor no 2º semestre.

No último dia 20, a concessionária de energia elétrica de Mato Grosso do Sul (Enersul) reajustou as tarifas para os clientes de alta tensão, como indústria , em 2,92%.

Cerca de 600 produtores atuam no setor da avicultura em Mato Grosso do Sul, todos em sistema de integração. No total são 1.290 aviários no estado. As maiores empresas do setor são a BR Foods e a Doux-Frango Sul, que atuam na região da Grande Dourados, além da Seara, na região de Campo Grande e da Frango Belo, na região do Bolsão.

Queda nas exportações


No primeiro semestre de 2012, Mato Grosso do Sul registrou recuo de 13,7% no volume de vendas de carne frango para o mercado externo e queda de 23% no valor de negociações. Os dados foram divulgados nessa quinta-feira (26) pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul).

De janeiro a junho deste ano foram embarcadas 52,9 mil toneladas de carne de ave, contra 61,2 mil toneladas vendidas no primeiro semestre do ano passado. Já em relação ao valor negociado, a queda é ainda maior. O frango rendeu US$ 119,7 milhões de dólares para o estado neste ano, contra os US$ 154,5 milhões de dólares negociados no primeiro semestre de 2011.

Os dados apontam ainda que Mato Grosso do Sul também registrou queda no número de abates de frangos. No primeiro semestre de 2012 foram abatidas 69,9 milhões de aves no estado, o que representou um recuo 3,5% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram abatidos 72,4 milhões de animais.

Mascarenhas afirma que problemas pontuais levaram a uma diminuição no número de abates no estado. "A nível de Brasil, tivemos um aumento de 6% na produção de frangos. O estado deveria seguir a mesma tendência, no entanto, uma grande empresa do setor precisou fazer investimentos para ampliar a planta e isso acarretou em uma pequena queda na produção do estado", explicou a economista.

Fonte: Agrodebate

◄ Leia outras notícias