Publicado em: 19/02/2013 às 10:30hs
Com as chuvas constantes durante os primeiros dias de carnaval, a programação do plantio não foi cumprida, assim existem duas medidas a serem tomadas pelo produtor: deixar de plantar o algodão 2ª safra ou continuar o plantio até a 3ª semana deste mês, informa o boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea)
Como há certa aversão ao risco climático pelos produtores, este cenário deve confirmar mais uma redução da área do algodão. Mato Grosso deve apresentar 632 mil toneladas de produção neste ano, número 42% inferior em relação ao ano passado. E esse posicionamento dos produtores, de respeitar a janela ideal de plantio, aumenta as chances de a produção mato-grossense apresentar qualidade superior em 2013.
Atendendo o aquecimento da demanda interna de algodão, a comercialização da safra 2011/12 avançou para 89% da produção, restando cerca de 120 mil toneladas do estoque. Para os negócios futuros, houve evolução pequena, 4 pontos percentuais em relação a janeiro, chegando a 56% da produção estimada de 2013. Os produtores optam por aguardar a melhora nos preços internacionais para fechar vendas futuras de exportação.
Fonte: Só Notícias
◄ Leia outras notícias