Avicultura

Agroceres Multimix destaca impacto das micotoxinas na avicultura nesta quarta, dia 18, em Chapecó

Carlos Mallmann, da UFSM, um dos principais especialistas em micotoxinas do mundo vai debater principais desafios e oportunidades, nesta quarta-feira, dia 18 de abril, em Chapecó


Publicado em: 18/04/2012 às 12:50hs

Agroceres Multimix destaca impacto das micotoxinas na avicultura nesta quarta, dia 18, em Chapecó

Qual é o impacto da incidência de micotoxinas na avicultura? Quais são os aspectos que envolvem fatores de contaminação? Quais são as razões da mudança na tendência de formação de micotoxinas? Como avaliar a qualidade dos adsorventes de micotoxinas?

Estas são algumas das perguntas que serão respondidas pelo Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e um dos principais especialistas em micotoxinas do mundo, Carlos Augusto Mallmann, durante a palestra “Principais micotoxinas que impactam a produção de aves e suas alternativas de controle”, que será promovida pela Agroceres Multimix nesta quarta-feira, dia 18 de abril, a partir das 17h, na sala Welcy Canal, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, Santa Catarina, durante o XIII Simpósio Brasil Sul de Avicultura (XIII SBSA).

Este tema ganha mais importância em função do impacto econômico para a atividade, destacou o especialista. “O impacto na produção é cada vez maior porque outros setores da atividade, como ambiência, manejo, genética e nutrição, estão cada vez mais controlados, de maneira que as micotoxinas, que ainda tem prevalência muito grande, tem grande impacto econômico na atividade”.

Micotoxinas

A contaminação por micotoxinas é um dos principais desafios da avicultura. A ocorrência destas substâncias tóxicas em matérias-primas para ração de aves pode levar a perda de produtividade do plantel e até a morte dos animais em casos extremos, destacou o médico veterinário especialista em avicultura e gerente de Marketing da Agroceres Multimix, Victor Walzberg.

Ele lembra que o atual cenário de grande demanda e preços elevados de grãos é bastante favorável a incidência de micotoxinas. “É especialmente preocupante se considerarmos que o atual patamar de preços das commodities agrícolas exige eficiência produtiva dos avicultores para manter a competitividade”, disse o especialista.

A palestra “Principais micotoxinas que impactam a produção de aves e suas alternativas de controle”, promovida pela Agroceres Multimix, terá entrada gratuita.

Fonte: Agronotícia

◄ Leia outras notícias