Avicultura

1º semestre: frango ganha do milho, mas perde para o farelo de soja

Nos seis primeiros meses de 2012, o valor médio recebido pelo produtor de frangos do interior paulista recuou mais de 6%, o que, ainda assim, significou perda ligeiramente menor que a enfrentada pelo milho, cujos preços no semestre foram, na média, 10% menores que os de idêntico semestre de 2011


Publicado em: 04/07/2012 às 13:20hs

1º semestre: frango ganha do milho, mas perde para o farelo de soja

Mas se ganhou do milho (embora ambos tenham perdido), o frango vivo perdeu feio para o farelo de soja. Pois, no semestre, o preço médio do produto ficou 24% mais caro que em igual período do ano passado.

Considerando-se que uma ração para frangos contém, aproximadamente, uma parte de farelo de soja para cada três partes de milho, o resultado no custo de produção, para o criador, foi igual a “zero”, pois os aumentos do farelo de soja neutralizaram as reduções de preço do milho.

Agora, porém, as preocupações crescem – senão com o abastecimento, com certeza com os preços das duas matérias-primas. Pois ao mesmo tempo em que prosseguem as altas do farelo de soja, o mercado do milho começa a dar sinais de reversão.

Mesmo assim, por enquanto, o foco da questão permanece voltado para o farelo de soja que, nos últimos 12 meses, registrou evolução de preços da ordem de 73%. Com isso, o produtor encerrou o primeiro semestre de 2012 necessitando 51% mais frangos para adquirir o mesmo volume de farelo de soja obtido em junho de 2011.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias