Publicado em: 28/08/2012 às 07:30hs
Representantes das Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura de Linhares e São Mateus se reuniram, na última quinta-feira (23), no Sindicato Rural de Linhares com o gerente estadual de aquicultura, Alcestes Ramos Filho, para discutir a implantação de projetos voltados para o setor aquícola capixaba.
De acordo com Alcestes, o governo vem desenvolvendo um trabalho de estruturação da cadeia produtiva da aquicultura do Espírito Santo e o objetivo é reunir as instituições parceiras para construir esse projeto. A partir de 2013, projetos pilotos serão implantados em Linhares, São Mateus, Anchieta e Marataízes. “Estamos construindo o planejamento de desenvolvimento sustentável da aquicultura no Estado. A reunião foi para discutirmos a metodologia de como vai ser feito o planejamento municipal para desenvolver o setor”, diz Alcestes.
Para o presidente do Sindicato Rural de Linhares e secretário municipal de agricultura, Antonio Roberte Bourguignon, o encontro é importante para alinhar as principais demandas do setor. “Temos alguns trabalhos importantes em andamento nas lagoas de Linhares. Vamos unir esforços para o crescimento sustentável do setor”, afirmou. O município linharense produz, atualmente, cerca de 220 toneladas de produção tilápia por mês, sendo o maior produtor capixaba.
Estiveram presentes na reunião também o secretário de agricultura de São Mateus, Ezio Sena Oliveira; o técnico agrícola Denerval Carvalhaes Junior e o engenheiro agrônomo Karlos Antonio Chagas, da Secretaria de Agricultura de São Mateus; o gerente da Água Viva Consultoria, Armando Fonseca; o diretor de departamento de controle ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Linhares, Fabricio Borghi Folli; a concultora do Sebrae, Laina Laser; e a advogada Luana Caetano.
A próxima reunião está marcada para o dia 04 de setembro em Linhares e no dia 05 em São Mateus para preparar o escopo do projeto que será apresentado ao setor produtivo.
Fonte: Rurale Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias