Aquicultura e Pesca

Recursos do Pronaf B atenderão pescadores artesanais em Prainha

Cinquenta famílias de pescadores artesanais residentes em seis comunidades às margens do Rio Purus, em Prainha, município do oeste paraense, receberão recursos para melhorar a atividade pesqueira.


Publicado em: 31/07/2013 às 14:10hs

Recursos do Pronaf B atenderão pescadores artesanais em Prainha

Os projetos técnicos foram elaborados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), e terão recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf ), da Linha B.

Para orientar e esclarecer sobre o crédito, a equipe do escritório local da Emater realizará na manhã da próxima sexta-feira (2), uma reunião com os agricultores beneficiados, na comunidade de São Joaquim, a 20 km da sede do município. Também participarão representantes das comunidades de Aparecida, São Judas, Santa Luzia, São Miguel e São Sebastião. “O objetivo é informar as responsabilidades com o crédito e seus benefícios, e também mostrar a importância do cumprimento da legislação ambiental, como o respeito ao período do defeso”, disse Sérgio Miranda, técnico da Emater.

O recurso - R$ 2.500,00 para cada família, a ser liberado em setembro pelo Banco da Amazônia - será usado na aquisição de equipamentos de pesca, como malhadeiras, isopores, motores rabeta e canoas.

Essas comunidades ribeirinhas têm como principal atividade econômica a pesca, com destaque para espécies como tambaqui, tucunaré, dourada e curimatã, e comercializam principalmente para Belém, Santarém e Macapá (AP). Cada família movimenta cerca de R$ 8 mil por ano com a atividade, e a estimativa é que com o recurso do Pronaf B a produção tenha um incremento de 20%.

O Microcrédito Rural (Pronaf Grupo B)  foi criado em 2000 para combater a pobreza rural, sendo destinado a incentivar e valorizar o potencial produtivo de famiílas da zona rural. São atendidas famílias de agricultores, pescadores, extrativistas, ribeirinhos, remanescentes de quilombos e indígenas, que desenvolvem atividades produtivas no meio rural.

Fonte: Agência Pará de Notícias

◄ Leia outras notícias