Aquicultura e Pesca

Projeto viabiliza criação de peixes no Piauí e Maranhão

O primeiro evento será nesta quinta-feira 29, a partir das 8 horas, na unidade demonstrativa de criação de peixes em tanques-rede, em Nova Iorque


Publicado em: 26/03/2012 às 14:00hs

Projeto viabiliza criação de peixes no Piauí e Maranhão

Trinta e seis famílias de pequenos pescadores dos municípios de Nova Iorque, no Maranhão; e Guadalupe, no Piauí, vão tirar a prova dos nove do Projeto Boa Esperança, esta semana, na área de piscicultura, com as primeiras despescas, após 5 meses de trabalho, em 2 dias de campo. O primeiro evento será nesta quinta-feira 29, a partir das 8 horas, na unidade demonstrativa de criação de peixes em tanques-rede, em Nova Iorque.

O segundo dia de campo acontecerá na sexta-feira 30, também a partir das 8 horas, na unidade demonstrativa do projeto em Guadalupe. As unidades demonstrativas estão instaladas na represa de Boa Esperança, no rio Parnaíba. Essa ação de piscicultura é um braço do Projeto Boa Esperança, que é financiado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, e executado pela Embrapa Meio-Norte.

Quatro estações marcam a programação dos eventos. A primeira vai focar a estrutura do Projeto Boa Esperança. Serão palestrantes os analistas da Embrapa Meio-Norte Marcos Teixeira Neto e Francisco Monteiro, coordenadores do projeto; e José Ribamar Cipriano, da Chesf em Guadalupe.

Os aspectos legais para a atividade de criação de peixes em tanques-rede na represa são apresentados na segunda estação pela pesquisadora Fabíola Fogaça, coordenadora do plano de ação de piscicultura no projeto. As tecnologias adotadas nas unidades demonstrativas são o tema da terceira estação. O palestrante será o analista Valdemir Queiroz, responsável pela implantação das unidades.

A quarta e última estação vai reunir o chefe geral da Embrapa Meio-Norte, Hoston Tomás Nascimento; e representantes das prefeituras de Nova Iorque e Guadalupe, Chesf, Fórum Integração Boa Esperança, CODEVASF, colônias de pescadores dos dois municípios, Ministério da Pesca, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Conab, Sebrae, Sedagro, Agerp e Embrapa Cocais. Eles falarão sobre os resultados do projeto.

Fonte: Embrapa Meio-Norte

◄ Leia outras notícias