Publicado em: 13/11/2012 às 18:50hs
Vinte e um produtores rurais da localidade de Encruzilhada, em Pinhal Grande, na região Central, participaram de um curso sobre piscicultura, nos dias 6 e 7 de novembro, ministrado pelo extensionista do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Carlos Vianei Giuliani, pelo assistente técnico em Agroindústria do escritório regional de Santa Maria, engenheiro agrônomo Gaspar Scheid, e pelo extensionista do escritório de São Martinho da Serra, médico veterinário Edison França Vieira.
As aulas práticas foram realizadas nas propriedades de Lucas Somavilla e Lourenço Scapin e abordaram a construção correta de viveiros, qualidade da água (temperatura, oxigênio, turbidez), alevinagem, biologia dos peixes e despescas.
“Alguns produtores têm bons lugares físicos para a exploração, mas não tinham afinidade com a criação de peixes para a comercialização e, no transcorrer do curso, demonstraram grande interesse por essa atividade”, avalia Giuliani.
Após a capacitação, ficou decidida a necessidade de aprofundar os conhecimentos e, por isso, foi indicada uma comissão de produtores formada por Gustavo Dalcin, Lucas Somavilla e Vicente Garlet, todos de Pinhal Grande, encarregada de organizar viagens de conhecimento a instituições de pesquisa e também visitas e trocas de experiências com outros produtores da região.
Nos meses de outubro e novembro, a Emater/RS-Ascar realizou três cursos sobre piscicultura com a participação de aproximadamente 75 produtores, sendo que um deles foi realizado na localidade de Caemborá, em Nova Palma. “A intenção é realizar até o final do ano mais dois cursos em outras localidades de Pinhal Grande”, antecipa Giuliani.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias