Publicado em: 10/07/2012 às 16:20hs
Famoso por seu potencial lacustre, o município de Linhares tem grande representatividade na aquicultura capixaba. Com potencial para desenvolver mais atividades relacionadas a aquicultura na região, o Sindicato Rural de Linhares participou, na última semana, do V Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, realizado em Palmas (TO), com o objetivo de discutir pautas do setor aquícola.
Um dos temas apresentados no congresso foi o estudo de impacto ambiental em lagoas do município que está sendo realizado através de uma parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Universidade de Vila Velha (UVV), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) e a Associação dos Aquicultores de Linhares (Aqualin). “Esse projeto está avaliando os impactos das atividades agrícolas e aquícolas nas lagoas de Terra Alta, Palmas e Palminhas, em Linhares. Apresentamos parte do projeto durante o Congresso para contribuir com esse debate do setor”, afirmou Antonio Roberte Bourguignon, presidente do Sindicato Rural de Linhares.
A explicação do projeto foi realizada pela técnica do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo e uma das autoras do estudo, Graciele Petarli Venturoti. Participaram também do evento o Gerente de Aquicultura e Pesca do Governo do Estado, Alcestes Ramos Filho; e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES), Neuzedino Alves de Assis. O Aquaciência é um evento de referência nacional, que objetiva promover debates sobre os avanços científicos e tecnológicos nos diferentes campos da aquicultura e biologia aquática.
Fonte: Rurale Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias