Publicado em: 01/08/2013 às 15:30hs
O curso teve início nesta quarta-feira, dia 31, e prossegue até a próxima sexta-feira, dia 02 de agosto, ao meio dia, no Sebrae Empresarial, em Palmas. Participam do evento 25 pessoas, entre técnicos e apicultores, já em atividade no Estado.
O curso está sendo ministrado por Robson Sousa Raad, apicultor há mais de 20 anos e cooperativista, ex-presidente da Cooperativa Agrícola do Vale do Carangola (Coapivac, em Minas Gerais). Raad tornou-se consultor em apicultura por ter adquirido grande experiência no trato com abelhas e desenvolvimento de tecnologia de manejo com diferentes espécies.
De acordo com a médica veterinária da Seagro e coordenadora do evento, Érika Jardim, vários temas serão tratados durante o curso, como alimentação na entressafra, manejo pré-colheita e a importância da escritura de campo, com objetivo de aprimorar os técnicos e produtores para aumentar a eficiência e produtividade dos apiários. “As descobertas científicas, e principalmente, as de técnicas de manejo de campo estão em evolução constante, nos obrigando a trocar informações e estar sempre atualizados, participando de encontros, cursos, seminários e congressos”, enfatiza Érika sobre a importância do curso.
Produção de Mel
Atualmente, os apicultores tocantinenses produzem cerca de 250 toneladas de mel, mas a meta do Governo é triplicar a produção nos próximos anos. Para isso, o Estado conta com novas casas de mel, recém-inauguradas nos municípios de Brejinho de Nazaré, Aliança, Crixás, Jaú do Tocantins, Araguaçu, Formoso do Araguaia, Wanderlândia e Nova Olinda. Já os entrepostos foram construídos nos municípios de Figueirópolis e Colinas do Tocantins.
Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro/TO
◄ Leia outras notícias