Apicultura

Hotel de Abelha já pode ser resgatado no programa de relacionamento Impulso Bayer

Produtor rural que já utiliza o hotel conta sobre os benefícios e incentiva que mais fazendas adotem, com o objetivo de promover a polinização em seus cultivos


Publicado em: 03/07/2020 às 08:00hs

Hotel de Abelha já pode ser resgatado no programa de relacionamento Impulso Bayer

A partir de agora, os clientes 4 e 5 estrelas do programa de relacionamento com o produtor, Impulso Bayer, podem resgatar mais um benefício para suas propriedades, os Hoteis de Abelhas - uma estrutura de madeira em forma de favo de mel, que tem como objetivo estimular a proteção às abelhas, assegurando a manutenção e biodiversidade desses insetos no meio rural e urbano. Estão disponíveis 5 mil unidades para resgate durante toda a campanha que ajudarão na conservação e reprodução das abelhas solitárias.

Os chamados hotéis de abelhas oferecem abrigo para diferentes espécies de abelhas. "A ideia surgiu de uma ação amigável comum na Europa e Estados Unidos e já está no Brasil há mais de dois anos. Atualmente temos cerca de 125 Hotéis entregues e espalhados por todo território nacional. Precisamos cada vez mais proteger as 3 mil espécies de abelhas solitárias catalogadas", diz Claudia Quaglierini gerente de Inteligência Tropical da Bayer. O incentivo ao uso do hotel de abelhas está em linha com a estratégia de sustentabilidade da empresa.

Para saber mais sobre como resgatar seu hotel, acesse.

A importância dos Hotéis de Abelha para a biodiversidade

De acordo com dados de projetos do Ministério do Meio Ambiente, na natureza, 88% das espécies de plantas com flores dependem das abelhas e mais de 75% das espécies utilizadas pelo homem na produção de alimentos precisam da polinização desses pequenos insetos. Os hotéis de abelhas oferecem locais para que diferentes espécies de abelhas nativas solitárias construam seus ninhos, favorecendo a permanência e reprodução desses insetos e auxiliando no processo de manutenção e preservação das espécies agrícolas por meio da polinização.

Segundo Claudia, as abelhas são atraídas para o hotel naturalmente, não sendo utilizado nenhum atrativo olfativo para isso. Materiais encontrados na natureza, especialmente pedaços de madeira que não tenham cheiro forte ou sabor, são os mais utilizados e aceitos pelas abelhas. "Pesquisas relatam intensa ocupação por vespas, que atuam como controle biológico de outros insetos, sendo uma nova possibilidade de uso dos hotéis de abelhas. Nesse caso, promoveriam outro serviço ambiental, além da polinização, que é o controle biológico de pragas, sejam elas de plantas cultivadas, de essências florestais nativas, ou mesmo de espécies utilizadas em parques e jardins urbanos", reforça Claudia.

A produtora e gestora, Sônia Aparecida da Silva Bonato, da Fazenda Palmeiras de 130 hectares, em Ipameri Goiás (GO), uma das ganhadoras do Hotel de Abelhas no Prêmio Mulheres do Agro em 2018, conta como é ser dona de um dos hoteis. "Tê-lo em minha fazenda é muito importante, pois além de conscientizar sobre a importância de do papel das abelhas nas propriedades com a polinização das flores para preservação das espécies, nós levamos aos colaboradores e visitantes a importância das abelhas para a saúde e natureza. Divulgando também a importância que temos como produtores que preservam", diz Sônia.

Sônia Aparecida da Silva Bonato

Proprietária do Hotel de Abelhas

Segundo a produtora, desde sua instalação, há pouco mais de oito meses, já é perceptível o aumento de algumas espécies presentes, além de novas espécies de abelhas. "Tem muitos "furinhos" do hotel ocupados ou que foram usados. Colocamos em um lugar perto das árvores frutíferas e estão produzindo bem", finaliza.

Para saber mais sobre como resgatar seu hotel, acesse.

Impulso Bayer

O Impulso Bayer é o novo programa de relacionamento com produtores rurais e representa o jeito Bayer de ser. O progama nasceu com uma motivação em mente: inspirar e impulsionar os agricultores para o futuro através de experiências exclusivas. O Impulso Bayer prevê a classificação dos clientes de uma a cinco estrelas, de acordo com o nível de relacionamento que ele mantém com a companhia. As estrelas proporcionam acesso a experiências exclusivas, como o atendimento personalizado de um concierge para o agronegócio online, participação em eventos e até mesmo viagens exclusivas para destinos internacionais. Todas as experiências têm como objetivo promover o diálogo, a imersão sobre as novas tecnologias e discutir temas importantes para o agronegócio, como sustentabilidade, inovação e transformação digital.