Apicultura

Criação de abelhas é tema de curso em Passo Fundo

Cerca de dez produtores participaram, na última sexta-feira (25/01), de um curso sobre apicultura em Passo Fundo


Publicado em: 29/01/2013 às 19:00hs

Criação de abelhas é tema de curso em Passo Fundo

O curso iniciou-se às 9h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo (STR). A promoção foi da Emater/RS-Ascar, STR, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Associação Planaltina de Apicultores.

Pela parte da manhã, a professora da UPF Angélica de Almeida Lara explicou o que é um enxame de abelhas e como é a vida em uma colmeia. Pela tarde, entre os temas abordados pelo técnico da Emater/RS-Ascar Ademir Trombetta, estiveram o povoamento de apiários, ventilação de colmeias, multiplicação de enxames e os equipamentos recomendados para o manejo de abelhas.

Segundo Angélica, os apicultores do município ainda não conseguiram fazer a primeira colheita da safra, que geralmente ocorre nos meses de outubro e novembro, devido às adversidades climáticas. “Para a produção do mel, as abelhas dependem do clima e da floração”, explica. De acordo com Trombetta, em Passo Fundo, o baixo rendimento das colmeias deve-se ao calor feito durante o mês de agosto e as geadas ocorridas em setembro de 2012. “Os problemas na safra atual ocorreram em virtude da oscilação das temperaturas. No momento, está se fazendo uma recuperação nos enxames e, ainda no mês de janeiro, o apicultor poderá colher o mel”, disse.

Durante o curso, os apicultores também receberam instruções sobre a localização dos apiários e foram alertados do risco de possuírem colmeias em estradas e próximas a residências. “Onde há muita circulação de pessoas, como estradas, é perigoso deixar o apiário. É recomendado deixá-lo a uma distância média de 300 metros do fluxo de pessoas”, destacou Angélica.

As próximas etapas do curso irão acontecer na próxima sexta-feira (01/02) no apiário da UPF. O encerramento está marcado para o dia 8 de fevereiro, no apiário do técnico Ademir Trombetta, na comunidade da Linha Pulador, em Passo Fundo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias