Apicultura

Apicultura de Tocantins se prepara para exportar produção local

Governo do Estado entrega ainda este semestre dez casas de mel e até o final do ano quatro entrepostos


Publicado em: 08/03/2012 às 12:40hs

Apicultura de Tocantins se prepara para exportar produção local

O Governo do Tocantins, por meio da Seagro - Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a Fetoapi – Federação Tocantinense de Apicultura entregarão ainda este semestre dez casas de mel e quatro entrepostos, até o final do ano. Para a construção, a Fundação investiu R$ 1,3 mi. Já a capacitação dos apicultores e os equipamentos dos locais ficarão a cargo do Governo.

Segundo a médica veterinária responsável pela apicultura na Seagro, Érica Jardim, a partir da semana que vem a secretaria fará as últimas vistorias nas casas e nos entrepostos, para que a inauguração ocorra o mais depressa possível. “Acredito que a partir da próxima semana já teremos um calendário destas inaugurações. O aparelhamento será feito através de um projeto em parceira com a Setas – Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, para entregarmos equipamentos para estas casas e entrepostos”, afirmou.

As capacitações, segundo Érica, darão aos apicultores conhecimento de boas práticas de processamento e de gestão tanto das associações como das cooperativas. “A capacitação faremos junto com Sebrae, pois este ano estamos focados para preparar os apicultores para que eles possam sair do apiário em suas propriedades rurais e se transformar em gestores de negócios, pois isso aumenta e melhora a produtividade”.

Ainda segundo a médica veterinária, atualmente o Tocantins produz 250 toneladas de mel por ano e a meta é que em 2015 se produza mil toneladas, com o funcionamento de todos os entrepostos entregues neste ano. “A produção atual é muito pouca, mas com este grande investimento feito agora, acredito que esta realidade mudará, pois até então o apicultor não tinha um local adequado para processar o mel e consequentemente não tinha como receber o SIF - Selo de Inspeção Federal, que habilita qualquer produto animal a ser comercializado nos mercados municipais, estaduais, federal e internacional. Então, à medida que se recebe este selo, abrem-se portas que até então estavam fechadas, e com isso ele pode aumentar sua produção pensando neste mercado”, destacou.

O presidente da Fetoapi, Antonildo Medeiros, se diz contente com os incentivos e ansioso para o funcionamento das casas. “Com esse incentivo que estamos recebendo do Governo do Estado, com a entrega das casas de mel, vamos aumentar nossa produção e principalmente vamos ter a certeza de que nosso produto vai ser comercializado, pois vamos receber o selo que nos permitirá vender nossos produtos até para fora do país, que é nosso objetivo”, afirmou.

Municípios beneficiados

As dez casas de mel serão inauguradas em Sampaio, São Miguel, Esperantina, Nova Olinda, Brejinho de Nazaré, Crixás, Aliança, Formoso do Araguaia, Araguaçu e Jaú do Tocantins. Já os entrepostos devem ser concluídos até o final do ano nos municípios de Palmas, Axixá, Figueirópolis e Colinas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro/TO

◄ Leia outras notícias