Apicultura

Apicultura é alternativa de renda em comunidade de Mato Grosso

A comunidade rural Piúva, do município de Barão de Melgaço, tem vocação para as atividades da agricultura familiar como a piscicultura, o turismo rural e a apicultura


Publicado em: 05/02/2013 às 19:40hs

Apicultura é alternativa de renda em comunidade de Mato Grosso

Este último é o tema que está sendo trabalhado na capacitação oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar) a cerca de 31 produtores rurais, nesta semana.  "A maioria dos participantes vê a produção de mel como uma alternativa de renda, já que tradicionalmente são pescadores. Isso é bom porque as atividades são compatíveis", avaliou o instrutor do Luiz Nunciole Maynart.

Serão 20 horas de aulas sobre habilidades básicas para o mercado de trabalho e, após o carnaval, a capacitação encerra com 40 horas sobre empreendedorismo. Na última semana, houve explanações teóricas sobre a apicultura.  "Eles já têm uma estrutura boa para a atividade, com caixa para criação de abelhas doadas por uma associação e o espaço Casa do Mel, com instrumentos para o beneficiamento do mel, isso sem falar no ambiente propício para a produção de mel. Só faltava mesmo a capacitação", disse.

A pescadora, Elizabeth Conceição Taques, 49 anos, nascida e criada na comunidade rural diz que a família sempre lutou para sobreviver na região e que a produção de mel dará um 'fôlego' nas finanças. "A gente planta nas nossas terras, mas é mais para a gente mesmo, o que sustenta a família é realmente o peixe", destacou. "Com o curso acho que vamos conseguir aumentar a renda associando a pescaria e a produção de mel", comentou.

O pescador Cilo José do Nascimento, 51 anos, foi um dos que se aventurou com a atividade de apicultura há cerca de quatro anos. Ele possui 10 caixas de criação de abelhas, porém sem muito sucesso na produção de mel. "Consegui produzir dois litros de mel em 2012, isso sem conhecimento algum", disse animado.

De acordo com a supervisora do Senar, Daniela Figueiredo, as turmas de Barão de Melgaço fazem parte das cinco turmas formadas pelo programa piloto do Pronatec Rural em 2012. Para este ano a meta é realizar 90 turmas em todo o Estado. O Pronatec é um programa do governo federal realizado nos estados pelos parceiros, tem por objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Fonte: Assessoria de comunicação do SENAR-MT

◄ Leia outras notícias