Publicado em: 24/08/2012 às 17:00hs
O curso teve como principal objetivo levar informação aos produtores sobre a importância de melhorar a genética das colônias de abelhas africanizadas e de se fazer a troca mais frequentemente das rainhas desses insetos para o aumento da produção de mel e outros produtos apícolas.
Durante a capacitação os apicultores, já com experiência na produção de mel e no manejo de colmeias, receberam informações sobre medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, cooperativismo, seleção e preparação de colmeias de recria e cria, técnicas de transferência de larvas, entre outras atividades. Segundo Vanderlei, por meio do conhecimento repassado é possível obter geleia real e rainhas selecionadas de colônias de interesse, para a produção de pólen, mel ou outros produtos apícolas de acordo com a necessidade do apicultor.
O Curso é uma parceria da Embrapa Pantanal com o Sindicato Rural de Corumbá e o SENAR-AR/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e faz parte das ações do Macroprograma 6 “Apicultura como estratégia para a inserção do desenvolvimento rural sustentável em assentamentos de Corumbá”.
Projeto prevê as seguintes atividades até o final do ano:
- De 28 a 30 de agosto será realizado, na área de projetos sociais da Infraero, em Corumbá, o Curso de produção de Mudas de Plantas de interesse Apícola;
- No dia 04 de setembro será realizado o Curso de Extração de Óleos Essenciais de Plantas de Interesse Apícola;
- Já nos dias 24 e 25 de outubro será realizado um curso de Apicultura Básica e nos dias 27, 28 e 29 de novembro será realizado o curso de Apicultura Avançada.
As capacitações são voltadas para apicultores, assentados rurais, técnicos de diversas instituições que atuam na área agropecuária e pessoas que possuem o interesse em desenvolver atividades ligadas a apicultura.
Fonte: Embrapa Pantanal
◄ Leia outras notícias