Apicultura

Alagoas participa do 19° Congresso Brasileiro de Apicultura

Evento vai apresentar práticas sustentáveis e novas tecnologias a produtores


Publicado em: 15/05/2012 às 17:10hs

Alagoas participa do 19° Congresso Brasileiro de Apicultura

Vinte produtores de mel e empresários do sertão e do litoral de Alagoas seguem para o Rio Grande do Sul na próxima semana para participar do 19° Congresso Brasileiro de Apicultura (CONBRAPI) e 5° Congresso Brasileiro de Meliponicultura, que serão realizados entre os dias 22 e de 26 de maio, em Gramado. Durante a missão, os alagoanos terão a oportunidade de conhecer novas técnicas de produção e manejo, participar de concursos, minicursos e palestras sobre o tema.

O evento é realizado duas vezes ao ano e tem como objetivo estimular e fortalecer a cadeia produtiva apícola, por meio de atividades ligadas à sustentabilidade, e promover as novas práticas entre os apicultores e representantes de associações. As palestras e minicursos terão como temas a alimentação e a nutrição de abelhas, a produção, o processamento e a comercialização de pólen, cera e própolis, além da qualidade dos produtos.

Para Amanda Teles, analista de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae em Alagoas, o congresso é uma oportunidade para que produtores e gestores do Sebrae renovem seus conhecimentos sobre apicultura e possam repassar o aprendizado a outras pessoas ligadas ao setor no estado.

“Em um evento como esse a troca de experiências é muito grande. O contato com pessoas de outros lugares faz com que nós possamos conhecer novos métodos de produção e manejo, o que ajuda bastante no desenvolvimento dessa prática no estado”, destaca.

Para o empresário e apicultor Paulo Tavares Mendonça, a participação nesses encontros é essencial para a busca de novos conhecimentos sobre a área. “Eu participo de muitos congressos sobre apicultura, e todos eles servem para agregar conhecimento, trazer novidades e tecnologias que podem ser aplicadas no nosso trabalho diário”, declara.

Ainda durante o evento, serão realizadas visitas técnicas, para que os participantes vejam de perto empresas que trabalham no segmento de apicultura, a fim de que possam aprimorar os conhecimentos obtidos durante o congresso.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

◄ Leia outras notícias