Publicado em: 20/09/2013 às 17:30hs
Participaram 90 convidados, entre eles lideranças rurais, diretores de Instituições, produtores e políticos. O evento aconteceu no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), onde foram debatidos os assuntos novas tecnologias, crédito rural, pleitos, como a PEC 18, e sobre o Novo Código Florestal.
Sobre o Novo Código Florestal, o assessor técnico da CNA, João Carlos de Carli, explicou o que muda na Lei e o que já está em vigência. Disse também que a CNA criou um hotsite especial para deixar os produtores rurais bem informados sobre o assunto e adaptarem suas propriedades de acordo com a Lei: http://www.canaldoprodutor.com.br/novo-codigo-florestal/
No painel sobre novas tecnologias, o chefe de pesquisas e desenvolvimento da Embrapa Amazônia Ocidental, Celso Azevedo, apresentou vários exemplos de estudos que estão sendo desenvolvidos. “Trouxemos estudos sobre a piscicultura, como o tambaqui que aumenta a produção em 3 vezes onde saímos de 6 toneladas por hectare para 18 toneladas. Trouxemos também novidades com relação ao guaraná, típico do Amazonas, com outras variedades e estudos com plantas mais produtivas e resistentes a doenças”, disse.
O Superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Thomaz Meirelles, avaliou que o setor primário está aquecido. “Recentemente tivemos grandes vitórias, a inclusão do pescado na compra direta no Programa de Aquisição de alimentos; a inclusão do cacau na política de garantia de preço mínimo; nesta sexta-feira um pleito que nasceu dentro da FAEA junto a OCB vai tornar realidade, os juticultores vão receber quarenta centavos pela subvenção de juta e malva. Esse Seminário está trazendo assuntos que estão em pauta, está sendo um momento único para o debate”.
Na mesma linha o presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior, disse que a FAEA têm sido parceira da Instituição em vários pleitos, como a mobilização do Novo Código Florestal; questões fundiárias. “Hoje vejo a casa cheia para discutir outros assuntos pertinentes, muito me honra fazer parte deste seminário”, avaliou.
O Seminário foi promovido pelo Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional do Estado do Amazonas- (SENAR-AR/AM), com apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, SENAR e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas – (SEBRAE).
Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas - FAEA faea_2009
◄ Leia outras notícias