Publicado em: 19/09/2013 às 17:10hs
Com essa ação, 157,8 mil pessoas na região do semiárido alagoano terão reforço para o enfrentamento dos efeitos da estiagem. A entrega dos equipamentos será feita nesta sexta-feira (20), durante o Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas, que espera reunir representantes dos 102 municípios do estado.
Outros sete municípios de Alagoas já haviam recebido caminhões-pipa doados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Dessa vez, o Governo Federal investiu cerca de R$ 3,5 milhões e, com o maquinário, pretende ajudar 27 mil agricultores familiares.
Para o delegado federal do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho, a entrega das máquinas durante o Encontro é um momento de articular as políticas públicas e impulsionar a agricultura familiar. “A entrega desses caminhões é importante porque, nessa região, a água da chuva que já caiu ainda não é suficiente para manter os reservatórios. E a partir desse momento, em que deve retornar o período de estiagem, os prefeitos precisam articular ações de distribuição de água para consumo humano. O carro-pipa entra como um elemento estratégico nesse aspecto”, afirma.
Ações
O Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas é uma ação do Governo Federal em parceria com governos estaduais e associações de municípios. O objetivo é dar continuidade ao apoio oferecido a todos os municípios do País durante o Encontro Nacional, no início deste ano. Vários ministérios apresentarão suas políticas públicas. O MDA mostrará ações voltadas para a agricultura familiar.
Em Alagoas, são quase 112 mil famílias de agricultores familiares, segundo o último Censo Agropecuário 2006. O MDA promove diversas ações voltadas para esse público. Só no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), mais de 51,5 mil contratos foram executados no estado na safra 2012/2013 – um crescimento de cerca de 400% em relação aos anos de 2002/2003.
Os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) já beneficiaram milhares de famílias alagoanas – em 2007 por exemplo, foram mais de 50,6 mil assistidos. As mulheres e os jovens do estado também possuem ações específicas. Entre 2004 e 2013, mais de 45 mil mulheres do campo já receberam e regularizaram sua documentação por meio do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) já permitiu o acesso à terra a mais de 700 jovens alagoanos entre 18 e 29 anos.
Pelo PAC 2, com a entrega desta sexta-feira, serão contabilizadas 182 máquinas doadas, gerando um investimento de mais de R$ 45 milhões. Até totalizar a entrega das máquinas, o Governo Federal pretende ajudar 106,8 mil agricultores familiares alagoanos.
Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário
◄ Leia outras notícias