Publicado em: 02/04/2015 às 12:20hs
A Turbina de reação de fluxo axial TGM é o mais recente aperfeiçoamento em turbina a vapor de condensação com escape axial. No final de 2014, a Unidade de Negócios de Turbinas apresentou mais esta inovação tecnológica que é o mancal externo em turbina de fluxo axial. Este projeto é objeto da patente já depositada e que vem mudar, radicalmente, o conceito das turbinas axiais existentes no mercado.
Alinhada à vantagem da alta eficiência de uma turbina de reação, o fluxo axial possibilita a utilização de instalações mais compactas, reduzindo, desta forma, os custos das obras civis.
Na nova turbina TGM, o escape subaxial é o grande destaque desta inovação. O escape subaxial permite manter o pedestal e o mancal posterior da máquina isolados externamente da carcaça de escape da turbina, fato esse que não ocorre em uma turbina axial convencional.
Essa inovação TGM é extremamente positiva, pois além de possibilitar o acesso ao mancal posterior da turbina sem a necessidade de entrar no tubo de vapor de escape da turbina e sem parar o sistema de vácuo, facilita uma melhor monitoração e verificação dos mancais, reduzindo, assim, os riscos de acidentes pessoais e perdas de tempo nas manutenções do equipamento.
Segundo Marcelo Severi, gerente comercial da Unidade de Turbinas, esta máquina surpreenderá, positivamente, o mercado. “Os modelos tradicionais de turbinas de fluxo axial possuem mancais dentro do escape da máquina. Já este modelo da TGM tem o mancal externo, o que resulta em muitas vantagens operacionais”.
A fabricação de todo conjunto foi um grande desafio para as equipes. “Com muito empenho e dedicação, a TGM foi atravessando barreiras. Todos estão de parabéns, desde a engenharia até a expedição”, disse Fernando Bis, gerente industrial da Unidade de Negócios de Turbinas.
Fonte: JSM Comunicação
◄ Leia outras notícias