Gestão

O Diretor Geral do IICA destacou o papel da tecnologia digital para promover o desenvolvimento sustentável

O fez ao falar nas VI Jornadas do Grupo Fundación Microfinanzas BBVA, realizadas na República Dominicana


Publicado em: 27/11/2019 às 12:40hs

O Diretor Geral do IICA destacou o papel da tecnologia digital para promover o desenvolvimento sustentável
Foto: Manuel Otero, e o Ministro da Agricultura da República Dominicana, Osmar Benítez

Ali se reuniu com o Ministro da Agricultura, Osmar Benítez, com quem aprofundou discussões sobre as ações do IICA para fortalecer as políticas sanitárias do país. Diretor Geral do IICA, Manuel Otero; e Osmar Benítez, Ministro da Agricultura da República Dominicana.

O Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, participou, em São Domingos, República Dominicana, das VI Jornadas do Grupo Fundación Microfinanzas BBVA, em que, junto a um grupo de peritos, analisou o papel e a importância da transformação digital para apoiar o desenvolvimento sustentável.

No âmbito de uma agenda de trabalho na capital dominicana, Otero se reuniu também com o Ministro da Agricultura da República Dominicana, Osmar Benítez, com quem aprofundou discussões sobre aumentos de ações de cooperação horizontal e o apoio do IICA para fortalecer as políticas sanitárias relacionadas à produção alimentar do país.

O Diretor Geral do IICA e o ministro dominicano, também presidente da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), conversaram sobre a capacidade do organismo hemisférico especializado em desenvolvimento agrícola e rural, dada a sua extensa presença territorial, em 34 países americanos, de reforçar ainda mais seu papel de principal veículo e canal de divulgação de boas práticas agrícolas sobre um conjunto de cultivos e procedimentos.

A República Dominicana está em um momento de grande avanço institucional com relação a suas políticas de sanidade e inocuidade no que concerne à produção alimentar. O país busca capitalizar experiências internacionais bem-sucedidas no assunto, como a do México, visando consolidar seus esforços.

“No diálogo com o ministro Osmar Benítez, tratamos também de um assunto verdadeiramente fundamental para o IICA, a gestão do conhecimento, e consideramos a possibilidade de estabelecer, na República Dominicana, um hub regional para esse tema, em parceria com a FIDA e que tenha projeção para América Central e o Caribe”, disse Otero.

A República Dominicana será o país anfitrião, no próximo ano, da reunião anual do Comitê Executivo do IICA, um dos órgãos de governo do Instituto. O encontro terá um claro perfil técnico, visando discutir temas substantivos para a agricultura, e incorporará decididamente a voz de produtores vinculados à atividade.

Otero, ao falar no painel “Desenvolvimento rural, água e sustentabilidade” das Jornadas do Grupo Fundación Microfinanzas BBVA, disse que “estão dadas todas as condições para que a região da América Latina e do Caribe se consolide como avalista da segurança alimentar e nutricional do mundo”.

Nesse âmbito, o Diretor Geral do IICA destacou que essa consolidação será alcançada na medida “que se proponham políticas de Estado em favor do desenvolvimento agropecuário e rural” e, ao mesmo tempo, “seja colocada ênfase nos temas de ciência e tecnologia, promovendo a inclusão e a tecnologia digital, especialmente em favor de mulheres e jovens”, para o que recomendou avançar cada mais em sólidas parcerias entre os setores público e privado.

Os temas destacados nas VI Jornadas do Grupo Fundación Microfinanzas BBVA, em que o Diretor Geral do IICA participou como orador principal, foram a sustentabilidade ambiental, a digitalização, o empoderamento da mulher e o capital humano.

Dentre os participantes estavam, entre outros, Janet Camilo Hernández, Ministra da Mulher da República Dominicana; Ximena del Carpio, Gerente da América Latina para temas de Pobreza e Desigualdade do Banco Mundial; Greta Bull, CEO da CGAP; e Jessica Jacobson, da Water.org.