Gestão

IBM anuncia projetos que contribuem para diminuir impacto de mudanças climáticas

As emissões de Dióxido de Carbono provenientes da agricultura e do uso da terra na América Latina e no Caribe representam 42% das emissões totais na região, afetando o meio ambiente e a qualidade de vida da população


Publicado em: 27/11/2019 às 07:00hs

IBM anuncia projetos que contribuem para diminuir impacto de mudanças climáticas

O dado é do informe “Perspectivas da agricultura e do desenvolvimento rural nas Américas: um olhar para a América Latina e o Caribe 2019-2020”, elaborado pela Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O nível alto de CO2 ocasiona, além de problemas respiratórios e cardiovasculares, a diminuição na qualidade dos alimentos, devido à redução no teor de nutrientes como ferro, zinco e manganês, entre outros, algo que afeta mais de 2 bilhões de cidadãos em o mundo todo.

No relatório “2030: Alimentos, agricultura e desenvolvimento rural na América Latina e no Caribe”, a FAO lista cinco opções gerais de adaptação a serem consideradas para evitar o impacto climático, sendo que quatro delas envolvem o uso de tecnologias, como AI, Cloud, IoT ou Blockchain, para melhorá-lo.

E se pudéssemos usar a tecnologia hoje para otimizar a irrigação e gerenciar o rendimento dos cultivos?

Nesta semana, a IBM fez três anúncios importantes para ajudar a lidar com esse problema:

• A IBM e a Universidade de Talca, no Chile, estão trabalhando para otimizar o uso da água, dos insumos agrícolas e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade dos cultivos e melhorar o rendimento por hectare produzido, ajudando assim a reduzir o impacto das mudanças climáticas.
• A S4, startup dedicada à criação de tecnologia para reduzir o risco produtivo e climático na produção agrícola, com presença na Argentina, Uruguai, Brasil, Paraguai, Estados Unidos, Alemanha, Ucrânia e Turquia, se junta ao IBM Food Trust - plataforma de troca de informações baseada em blockchain - para reduzir a perda de alimentos e o risco climático e produtivo no agronegócio e, assim, gerar um impacto positivo na produção de alimentos em toda a região.
• A IBM anunciou o GRAF - Previsão Global de Alta Resolução Atmosférica - um sistema capaz de prever condições climáticas com até 12 horas de antecedência, com um nível sem precedentes de detalhes e frequência em escala global.

À medida que enfrentamos um clima em mudança e eventos climáticos mais intensos e severos em todo o mundo, é cada vez mais importante lidar com estes desafios. Para isso, o desenvolvimento de projetos e fortes parcerias público-privadas entre governos, empresas e institutos de pesquisa, juntamente com a colaboração da comunidade de fonte aberta, podem continuar a promover o avanço da ciência e da tecnologia em um ritmo mais eficaz.

Fonte: IBM Comunicação

◄ Leia outras notícias