Publicado em: 27/05/2016 às 14:15hs
Como a América Latina é um mercado estratégico, a companhia amplia sua participação na Tablemac e anuncia investimento de R$ 66 milhões na oferta pública de aquisição de ações (OPA) da empresa, que é líder no mercado colombiano na fabricação de painéis de madeira industrializada. Com isso, a Duratex passa a deter 94% das ações da Tablemac.
“A Colômbia tem uma economia com grande potencial de crescimento em painéis de madeira. Prova disso é que, no primeiro trimestre de 2016, a Tablemac já registrou um volume de vendas superior ao anunciado no mesmo período do ano passado. Por conta desse potencial o aumento da nossa participação na companhia é estratégico. Estamos implementando a cultura da Duratex na empresa e teremos um retorno positivo com os investimentos que estão sendo feitos”, afirma Flavio Donatelli, Diretor de Relações com Investidores da Duratex. O executivo também destaca que o ganho de produtividade na Tablemac fortalece, ainda mais, a participação da Duratex na América Latina, que aposta no crescimento das vendas internacionais para compensar a retração do mercado doméstico.
A Duratex começou a investir na Tablemac em 2012, com a compra de 25% da companhia colombiana. Um ano depois, aumentou sua participação e, em 2014, chegou a ter 80,62% das ações da empresa.
A fabricante colombiana, fundada em 1988, possui quatro plantas localizadas no centro do país, com capacidade de produção de 117.000 m3/ano de MDP, e em 2012 inaugurou a primeira linha de produção de MDF da Colômbia, com capacidade de 132.000 m3/ano. Além disso, a Tablemac é proprietária de mais de 9 mil hectares de florestas plantadas.
Assim como a Duratex, a Tablemac tem sua atuação voltada para a melhoria tecnológica e a busca de uma produção mais limpa. Como resultado de suas atividades, em 2015, a empresa recebeu a Certificação FSC (Forest Stewardship Council), importante reconhecimento internacional de uma prática de Manejo Florestal economicamente viável, ambientalmente adequado e socialmente benéfico.
A Duratex foi a primeira da América do Sul e a décima do mundo a alcançar esse reconhecimento e tem se mantido dentro dos parâmetros exigidos pelo selo, renovando periodicamente a certificação desde 1995.
De acordo com o Plano Estratégico 2020 da Duratex, o objetivo é que, em quatro anos, o mercado internacional responda por 30% da receita total da empresa. Em 2016, a Duratex exportou para mais de 50 países dos cinco continentes. A companhia busca ampliar ainda mais seus negócios internacionais, já tendo aumentado sua participação de vendas fora do País de 5% para 20%.
Fonte: Assessoria de Comunicação Duratex
◄ Leia outras notícias