Publicado em: 07/12/2015 às 09:15hs
Halal é o termo que designa o conjunto de práticas e condutas permitidas e saudáveis de acordo com a lei islâmica. Hoje, é reconhecido mundialmente pela padronização dos processos de produção de alimentos, fármacos e cosméticos, o que garante aos produtos e estabelecimentos qualidade e licitude.
"Sabemos da extrema importância de certificar que o nosso produto é fruto de um abate condizente com as crenças mulçumanas. Os mulçumanos são excelentes consumidores e a BR Aves está pronta para atendê-los", disse a coordenadora administrativa Ana Carolina Ferrari Gandara, em nota distribuída à imprensa.
De olho na demanda mundial de produtos halal, a BR Aves informou ter encontrado na Serviços de Inspeção Islâmica (SiilHalal) a parceira ideal para abrir as portas ao mercado externo. A Siil orientou e auxiliou a BR Aves em todo o processo de certificação, desde o entendimento sobre o que significa o halal para os muçulmanos, até a adequação do abate e o treinamento da equipe.
"Foram dez ótimos dias de proveitosos ensinamentos e aprendizagem", ressaltou Ana Carolina. Atualmente, trabalham no frigorífico um supervisor islâmico, cinco sangradores e três reservas, garantindo a adequação do abate aos preceitos religiosos.
A empresa, fundada em 2012, só exportava para Hong Kong. Agora, com o selo halal em todo o mix de produtos, visa a atender ao que considera "próspero mercado interno", além do externo já ampliado. Segundo a coordenadora, a procura aumentou significativamente e um dos projetos para 2016 consiste em incrementar o abate diário de 80 mil frangos. Na nota, a empresa não cita de quanto será esse aumento.
Já a partir do próximo ano, a BR Aves poderá levar aos brasileiros frango inteiro, peito e filé de peito, coxa com sobrecoxa, coxa solteira, sobrecoxa e coxa desossada, asa, meio da asa, coxinha da asa e miúdos, aumentando a opção de produtos certificados para esse público, principalmente na cidade de São Paulo, responsável pelo consumo de 70% da produção atual.
Segundo a empresa, o Brasil acompanha o crescimento mundial dos consumidores halal e há grupos muçulmanos em número significativo e crescente em diversas cidades brasileiras. "O senhor Chaiboun [IIbrahim Darwiche, especialista em mercado halal e presidente da certificadora] nos explicou o que era abate halal, como eram os consumidores e um pouco sobre a cultura muçulmana. Então, decidimos que iniciaríamos essa parceria que hoje está nos trazendo excelentes frutos", afirmou a coordenadora administrativa da BR Aves.
Credenciamento
Recém-chegado da Indonésia, onde a SiilHalal tornou-se membro do World Halal Food Council, Darwiche disse que a demanda por produtos e estabelecimentos deste segmento propaga-se mundialmente na produção e no turismo, segundo a nota da BR Aves.
O World Halal Food Council tem sede em Jacarta e sua missão é defender a implementação da lei da Sharia e padronizar os procedimentos que a garantem. Como membro do WHFC, a SiilHalal atua na orientação de empresas interessadas na certificação, adequação dos locais e processos de produção e fornecimento de mão de obra qualificada para atender aos preceitos muçulmanos.
A demanda por carne halal brasileira deverá aumentar nos próximos meses, segundo representante da Alimentos Halal Brasil, divisão do Centro Islâmico no Brasil voltada para a área de qualidade de produtos halal. A reabertura do mercado da Arábia Saudita à carne bovina in natura nacional é tida como uma das responsáveis por esse prognóstico.
Fonte: CarneTec
◄ Leia outras notícias