Preços Agropecuários

Preço do leite acumula sétima alta em Mato Grosso

Os preços pagos ao produtor subiram mais uma vez


Publicado em: 01/10/2013 às 12:10hs

Preço do leite acumula sétima alta em Mato Grosso

Os preços pagos ao produtor subiram mais uma vez, acumulando a sétima alta consecutiva no ano. Um levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que pagamento de setembro, referente a captação de agosto, o produtor mato-grossense recebeu, em méida, R$ 0,831/l, alta de 4,4% quando comparado ao pagamento em julho, de R$ 0,796.

Segundo o instituto, “na bovinocultura de leite, a transmissão de preços entre os elos da cadeia, ou seja, preços ao produtor, preços no atacado e preço no varejo ocorre quase instantaneamente, não sendo verificado um padrão diferente no mês de agosto. No entanto, a evolução de preços que cada um dos elos apresenta é diferente e é possível afirmar que o elo que possui as menores evoluções é o do produtor de leite mato-grossense”.

Conforme o Imea, o cálculo realizado revela que em agosto o preço recebido pelo bovinocultor de leite evoluiu 24,65% ante o mês base (janeiro de 2012). Enquanto isso, o atacado apresentou uma evolução similar, de 27,65% ante o ano base. “Já o varejo apresentou uma evolução bem superior, de 55,98% na comparação com o ano base.

De acordo om o instituto, setembro, que é tipicamente seco em Mato Grosso, gera uma expectativa de preços mais elevados ao produtor e caso o padrão de transmissão de preços da cadeia leiteira se mantenha, os preços no atacado e varejo elevar-se também.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

◄ Leia outras notícias