Preços Agropecuários

Mercado de Feijão: Produtores e empacotadores enfrentam limite nos preços, indica Ibrafe

Análise do Ibrafe aponta que produtores e empacotadores de feijão estão enfrentando pressões nos preços devido à disponibilidade e qualidade do produto


Publicado em: 18/04/2024 às 16:30hs

Mercado de Feijão: Produtores e empacotadores enfrentam limite nos preços, indica Ibrafe

De acordo com o Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), uma observação detalhada dos preços praticados no ano anterior em relação ao volume disponível em cada mês revela que o feijão-carioca danificado tem exercido uma pressão negativa sobre a média de preços neste ano. Esse cenário pode servir como argumento para conter a tendência natural de queda nos preços, especialmente nos lotes de melhor qualidade. Atualmente, estamos no período crítico do ano em termos de disponibilidade, e tanto produtores quanto empacotadores já estão operando nos limites máximos dos preços.

Apesar dos compromissos financeiros deste período, é razoável considerar que os valores em torno de R$ 250 por saca para feijão de qualidade inferior e cerca de R$ 300 para os melhores lotes fazem sentido como preços mínimos. Isso, é claro, levando em conta que a qualidade permaneça mediana no Paraná e que não haja perdas de qualidade devido às condições climáticas adversas. A análise detalhada pode ser conferida no gráfico abaixo, onde a coluna azul clara representa o volume de estoque em cada mês do ano passado, juntamente com a linha de preço praticado na mesma cor.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias