Preços Agropecuários

FAO: preço dos alimentos segue em alta e - ao menos desta vez - carne de frango acompanha

Em julho o Índice de Preços da FAO para os alimentos prosseguiu no processo de recuperação de preço iniciado no mês anterior


Publicado em: 07/08/2020 às 12:50hs

FAO: preço dos alimentos segue em alta e - ao menos desta vez - carne de frango acompanha

Depois de, três meses atrás (maio), retroceder ao pior resultado dos últimos quatro anos, em julho o Índice de Preços da FAO para os alimentos (FFPI, na sigla em inglês) prosseguiu no processo de recuperação de preço iniciado no mês anterior. Nada, porém, que alterasse de forma significativa o ritmo de retração que vem sendo observado desde o início de 2020, ou seja, desde antes da pandemia.

Abrindo a segunda metade do ano, em julho passado os preços dos alimentos registraram alta de pouco mais de 1%, retornando aos 94,2 pontos, mesmo resultado observado em maio do ano anterior.

Mas, novamente, o aumento não foi acompanhado pelas carnes, que sofreram a sétima redução consecutiva de 2020, recuando aos 93 pontos (2014/2016: 100 pontos). No caso, sofreram queda de quase 2% em um mês, de 9,2% em um ano e de 12,78% só neste ano, retrocedendo ao menor valor dos últimos 18 meses.

De acordo com a FAO, apresentaram redução de preço no mês as carnes bovina e suína, pois – a despeito das interrupções no abate, no processamento e na logística exportadora, todas ocasionadas pela Covid-19 – o volume disponibilizado internacionalmente se manteve acima dos interesses importadores.

Já a carne de frango, após cinco meses consecutivos de preços declinantes, experimentou ligeira alta. Desempenho que – de acordo com a FAO – reflete a redução na produção brasileira, afetada a um só tempo pela indefinição do mercado futuro (outro efeito da pandemia) e pelos altos custos de alimentação das aves.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias