Publicado em: 07/11/2024 às 11:40hs
A vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos pode abrir oportunidades para o setor de carnes do Brasil, segundo análise de Fernando Iglesias, consultor de mercado da Safras & Mercado. Para Iglesias, o novo cenário político nos EUA traz a possibilidade de um endurecimento das relações comerciais com a China, o que pode impulsionar as exportações brasileiras. “Com a vitória de Trump, cresce a chance de aumento nas tensões comerciais entre Estados Unidos e China. Esse contexto já está levando os chineses a reforçar seus laços comerciais com a União Europeia e o Canadá, em parte devido a tarifas mais altas sobre veículos elétricos e outros produtos,” observa o analista.
Para o setor de carnes do Brasil, o agravamento da tensão comercial entre americanos e chineses pode abrir caminho para maiores exportações, especialmente de carne suína e frango. “O rebanho bovino dos EUA está no nível mais baixo desde os anos 1950, o que os torna menos competitivos na exportação de carne bovina. No entanto, os Estados Unidos ainda têm presença significativa nos mercados de carne suína e de frango. São justamente nesses segmentos que o Brasil pode aproveitar o momento e expandir suas exportações de forma mais significativa,” explica Iglesias.
A perspectiva de maior demanda internacional por carnes brasileiras reforça o potencial do Brasil para se consolidar como um fornecedor estratégico em meio às possíveis mudanças no comércio global.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias