Publicado em: 14/05/2024 às 09:30hs
A Santos Brasil, empresa líder em logística portuária, anunciou um lucro líquido de R$ 147,8 milhões no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 222,2% em relação ao mesmo período do ano passado. A margem líquida atingiu 23%, representando um acréscimo de 12,2 pontos percentuais na comparação ano a ano. O EBITDA totalizou R$ 321,3 milhões, com uma margem EBITDA de 50%, registrando uma alta de 14 pontos percentuais.
A empresa movimentou 333.431 contêineres em seus terminais, um crescimento de 27,3% em relação ao primeiro trimestre de 2023. Este aumento é atribuído a um maior volume no fluxo de longo curso, decorrente do crescimento das importações e exportações, além do aumento significativo nos volumes de cabotagem.
O bom desempenho da companhia reflete o sucesso dos terminais de contêineres e carga geral, cuja margem EBITDA cresceu para 60%, um aumento de 15,4 pontos percentuais. O crescimento operacional foi impulsionado pelo maior volume movimentado nos três terminais da Santos Brasil e por novos serviços no Tecon Santos e no Tecon Imbituba, além de reajustes contratuais e maior tempo de permanência nos terminais de contêineres importados.
O Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da empresa, movimentou 296.427 unidades, um aumento de 28,8% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. O crescimento de 31,3% no longo curso é atribuído ao aumento nos embarques de café, açúcar, algodão e carne congelada, bem como ao aumento das importações de plásticos e químicos. Dois novos serviços, da ZIM e MSC, começaram a operar em Tecon Santos entre janeiro e fevereiro, representando 4% do volume total de longo curso.
O Tecon Imbituba também apresentou um crescimento significativo, com a movimentação de 13.633 contêineres, uma alta de 27,0%. Já o Tecon Vila do Conde movimentou 23.371 contêineres, um aumento de 11,1%, destacando-se pelo crescimento de 16,2% nos volumes de exportação.
A Santos Brasil Logística mostrou crescimento de 9,3% no número de contêineres armazenados em seus Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (CLIA), impulsionado pelo aumento nas importações. No entanto, a movimentação de pallets nos Centros de Distribuição caiu 39,7%, devido à menor demanda do setor automotivo. O Terminal de Veículos (TEV) registrou uma queda de 27% no volume, principalmente por conta das menores exportações para países do Mercosul.
Daniel Pedreira Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, destaca que o forte desempenho da empresa é resultado de uma estratégia eficaz de investir na expansão e modernização dos terminais para atender à crescente demanda do mercado. A companhia investiu R$ 116 milhões no primeiro trimestre, com a expectativa de fechar 2024 com um CapEx de R$ 730 milhões.
Além dos investimentos na expansão, a Santos Brasil também se concentra em remunerar seus acionistas por meio de proventos. No primeiro trimestre, foram distribuídos R$ 72,4 milhões em juros sobre o capital próprio e dividendos complementares.
Com uma receita líquida consolidada de R$ 645,2 milhões, a empresa mostra um crescimento robusto e planeja continuar investindo para manter seu papel de liderança no setor portuário brasileiro.
Fonte: Portal do Agronegócio
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