Publicado em: 29/04/2025 às 19:40hs
A 16ª edição do Panorama do Comércio Exterior do Agronegócio de Minas Gerais reúne os principais indicadores das exportações do setor agropecuário do estado, com destaque para os resultados alcançados em 2024. O documento, elaborado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), oferece uma visão ampla da balança comercial do agro mineiro no período de 2019 a 2024.
Disponível em português e inglês, o relatório está acessível no site da Seapa, por meio do Panorama do Comércio Exterior 2025. A publicação contempla os principais destinos internacionais dos produtos mineiros, rankings nacionais de estados e municípios exportadores e uma análise do potencial das cadeias produtivas locais.
Segundo o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Feliciano Nogueira, o panorama pode ser uma ferramenta valiosa para orientar decisões de empresários, investidores, produtores rurais e empreendedores interessados em expandir sua atuação no comércio internacional.
“Os dados e informações trazidos pelo documento podem contribuir para a tomada de decisão de empresas e empreendedores do agro, investidores e dos próprios produtores rurais com vistas à inserção de seus produtos no mercado internacional. É parte do trabalho que a Secretaria de Agricultura vem realizando para abrir novos mercados, orientar produtores que desejam exportar e favorecer o comércio exterior”, afirmou Nogueira.
O panorama traça o perfil exportador das principais cadeias do agronegócio mineiro — como café, soja, carnes (bovina, de frango e suína), complexo sucroalcooleiro e produtos florestais. A publicação também contextualiza o cenário socioeconômico global que influenciou os resultados de 2024, quando as exportações do agro no estado bateram recorde, somando US$ 17,1 bilhões.
Para o superintendente, os dados apresentados comprovam a força e a capacidade de superação do agronegócio mineiro:
“Os resultados dos últimos seis anos, com ênfase em 2024, demonstram a resiliência e a capacidade de adaptação do agronegócio mineiro, que soube transformar desafios globais em oportunidades concretas de crescimento e liderança no cenário agroexportador nacional”, concluiu.
Panorama do Comercio Exterior 2025
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias