Publicado em: 16/12/2024 às 17:30hs
A Cooperativa Vinícola Aurora, referência na produção de espumantes na Serra Gaúcha, projeta um crescimento de 20% em suas vendas de espumantes em 2024, com a previsão de alcançar 7,3 milhões de garrafas comercializadas até o fim do ano. Esse desempenho expressivo reafirma a posição da vinícola entre as líderes do mercado nacional e reflete o sucesso de sua linha de borbulhas, com destaque para os moscatéis, que apresentaram uma expansão de 46% nas vendas de janeiro a outubro.
O rótulo Aurora Moscatel se consolidou como o mais popular da vinícola, representando 40% do volume de moscatéis vendidos e 25% do total de espumantes comercializados pela cooperativa. As vendas tiveram destaque nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
Rodrigo Arpini Valerio, diretor de Marketing e Vendas da Vinícola Aurora, destaca que a expectativa é manter o ritmo de crescimento no último trimestre, que tradicionalmente concentra 40% das vendas anuais de espumantes. Para este período, a cooperativa projeta um incremento de 10% em valor, comparado com o mesmo intervalo de 2023. De acordo com Valerio, os espumantes são a categoria que mais cresce no Brasil, com uma expansão média de 15% ao ano.
A vinícola também celebrou um crescimento significativo nas exportações, com aumento de 176%, passando de 16.830 para 46.584 garrafas enviadas para países como Curaçao, Japão, México, Paraguai e Rússia.
Esse crescimento está alinhado com a mudança no comportamento do consumidor brasileiro, que passou a consumir espumantes ao longo do ano, e não mais apenas em datas comemorativas como o Natal e o Réveillon. A valorização dos espumantes nacionais também contribui para o fortalecimento do mercado interno, que atualmente representa cerca de 80% das vendas no Brasil. Além disso, há um aumento na procura por estilos diversificados, como espumantes rosés e versões premium, como os que possuem Denominação de Origem (D.O.) Altos de Pinto Bandeira.
Atenta às novas tendências de consumo, a Vinícola Aurora segue investindo em inovação e desenvolvimento de novos produtos. Para 2025, estão previstas novas linhas e estratégias de distribuição para atender a um público cada vez mais exigente.
A Aurora também é reconhecida como a vinícola mais premiada do Brasil, com cerca de 920 medalhas em concursos internacionais, chancelados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Em 2024, a vinícola conquistou 46 medalhas, sendo 16 delas para espumantes, com o Aurora Brut Branco se destacando como o rótulo mais premiado. O Aurora Moscatel, o espumante mais vendido, mantém-se como o mais premiado da vinícola, com 119 medalhas em sua trajetória.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias