Gestão

Unica intensifica encontros sobre normas trabalhistas

Normas trabalhistas, particularmente as que envolvem a saúde e a segurança dos trabalhadores, foram alvo de nove encontros organizados no primeiro semestre de 2013 pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA)


Publicado em: 12/07/2013 às 18:30hs

Unica intensifica encontros sobre normas trabalhistas

É o maior número de encontros do gênero já realizado em um semestre pela entidade, ilustrando a próatividade do setor sucroenergético na busca pelas melhores práticas trabalhistas na opiniáo da consultora para Assuntos Trabalhistas da UNICA, Elimara Assad Sallum.

“Todo trabalho a ser realizado, por mais simples que seja, deve ser feito de uma maneira correta e segura, por isso a busca constante do setor por novos modelos e treinamentos que possam facilitar e garantir a segurança no local de trabalho,” explica.

Os encontros são realizados alternadamente, alguns na sede da UNICA em São Paulo, outros no Centro Empresarial Conceição em Campinas (SP), e junto contaram com a participação de mais de 250 representantes de usinas associadas à entidade.

“A idéia é reunir profissionais do setor ligados às áreas relevantes, ao menos uma vez por mês, e promover debates que contribuam para o bem estar social, a saúde do trabalhador e a compreensão e aplicação correta das normas trabalhistas,” destacou Sallum.

Confira os eventos já realizados este ano:

NR 20 – Líquidos Combustíveis e inflamáveis
Realizado no dia 14 de janeiro em Campinas, o encontro contou com palestra do representante da Empresa Nacional de Prevenção de Acidentes (ENACPREA), José Rubens Santana, sobre a norma técnica que regulamenta e define os parâmetros para o armazenamento de combustíveis inflamáveis.

NR 35 – Trabalho em Altura
Organizado no dia 15 de fevereiro, também em Campinas, o evento teve novamente a participação de José Rubens Santana, da ENACPREA, que detalhou a norma que trata do trabalho em altura e define os requisitos e medidas de proteção para os trabalhadores que atuam nessas condições. O trabalho em altura abrange toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior e que possua risco de queda.

NR 33 - Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados
O treinamento aconteceu em Campinas no dia 15 de março, e contou com nova exposição de José Rubens Santana, desta vez sobre normas que controlam os riscos para profissionais que atuam em espaços com meios limitados de entrada e saída.

Treinamento: Travamento fontes de energia

Neste evento, organizado no dia 19 de abril em Campinas, Santana abordou as regras básicas para o travamento de fontes de energia, assegurando que máquinas, equipamentos e instalações, estejam totalmente desenergizados e inoperantes, evitando com isto o acionamento indevido ou liberação de energia acumulada, que podem causar danos irreparáveis aos funcionários e às instalações.

NR 12 – Segurança no trabalho em máquina e equipamentos
Realizado no dia 17 de maio em Campinas, o encontro reuniu funcionários dos departamentos de segurança para uma atualização sobre os requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Assim como no encontro anterior, José Rubens Santana da ENACPREA foi o palestrante.

NR 10, NR 20, NR 33, BNDES
O presidente em exercício da Associação Brasileira para Prevenção de Explosões (ABPex), Nelson Lopes, foi o palestrante deste encontro realizado no dia 28 de maio em São Paulo. Ele detalhou as melhores práticas para a eliminação de áreas de risco. O consultor Antônio Carlos Junqueira complementou o encontro, detalhando os procedimentos que devem ser adotados pelas usinas para conseguir incentivos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

NR 13 – Caldeiras, vasos de pressão e tubulações
Em debate orientado pelo diretor da Welding Soldagem e Inspeções, Benedito Campanha, e pelos representantes da Raízen Energia, Luis Henrique Nunes de Freitas e Tiago Zuppardo S. Pinto, os participantes receberam um novo treinamento sobre a inspeção, manutenção e operação de caldeiras, tendo como objetivo principal a diminuição de acidentes envolvendo estes equipamentos. O evento aconteceu no dia 29 de maio em Campinas.

Apresentação dos programas da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert)
O evento contou com a participação do secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Andreu Ortiz, que destacou os projetos do governo paulista para inserção ao mercado de trabalho. O encontro, realizado no dia 4 de junho em São Paulo, contou ainda com apresentação da presidente Executiva da UNICA, Elizabeth Farina, sobre os programas sociais desenvolvidos pela indústria da cana, entre eles o Projeto RenovAção.

Treinamento Ponte Rolante – Aspectos de segurança
E mais um encontro ministrado pelo representante da Empresa Nacional de Prevenção de Acidentes (ENACPREA), José Rubens Santana, os mecanismos de segurança para o operador de ponte rolante foram abordados. Segundo Santana, muitos dos acidentes que ocorrem envolvem operadores experientes, por isso a necessidade de um treinamento constante. O evento aconteceu no dia 14 de junho, em Campinas.

Próximos Encontros:

 TREINAMENTO - NORMA REGULAMENTADORA Nº 17 - ERGONOMIA 

  • Data: Quinta-feira, 18 de julho
  • Horário: das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00
  • Local: Centro Empresarial Conceição - Rua Conceição, 233, 7º andar, cj 715 - Campinas, SP.

 
GERENCIAMENTO - NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
 

  • Data: Sexta-feira, 19 de julho
  • Horário: das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00
  • Local: Centro Empresarial Conceição - Rua Conceição, 233, 7o andar, cj 715 - Campinas, SP.


Mais informações pelo email: sindical@unica.com.b

Fonte: UNICA - União da Indústria de Cana-de-açúcar

◄ Leia outras notícias