Publicado em: 19/04/2013 às 16:10hs
O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, juntamente com a diretoria da entidade, recebeu ontem (18) Amidan Shaberah e Lukmanul Hakim, respectivamente presidente e diretor da Majlis Ulama Indonesia (MUI). O encontro aconteceu na sede da UBABEF, em São Paulo (SP).
Durante o encontro, os representantes da UBABEF destacaram os diferenciais do setor produtivo brasileiro que permitiram ao país ser líder mundial nas exportações de carne de frango, como a qualidade da produção, o status sanitário e o atendimento aos padrões exigidos pelos mercados específicos, como o islâmico. A avicultura brasileira também lidera os embarques de frango halal.
“O mercado da Indonésia é bastante disputado e possui importância estratégica e geografia bastante vantajosa no comércio internacional de aves. Não é à toa que temos movido grandes esforços para a conquista abrir as exportações brasileiras para esse destino, que possui uma das maiores populações mundiais”, destaca Turra.
A Indonésia tem hoje 248,2 milhões de habitantes, com renda per capita de US$ 4,7 mil por ano, de acordo com dados da Agência Central de Inteligência (CIA). A maioria dessa população é muçulmana, consumidora de frango halal – produto do qual o Brasil é o maior exportador mundial. Atualmente, o Brasil ainda não está habilitado para exportar carne de frango para esse mercado.
“Eles estão preocupados com as ocorrências de Influenza Aviária na Ásia e também com os preços do mercado local, que estão bastante elevados e com tendência altista.
Há grandes chances de avançarmos nas negociações para a abertura desse mercado, primeiramente para patos e perus e, posteriormente, para carne de frango”, ressalta Turra.
Fonte: Assessoria de Comunicação Insight
◄ Leia outras notícias