Publicado em: 20/09/2013 às 10:00hs
O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, solicitou hoje (19) ao ministro das Relações Exteriores e da Cooperação do Reino de Marrocos, Saad Dine Al Otmani apoio para a redução de tarifas de exportação da carne de frango do Brasil para o mercado marroquino. O encontro aconteceu na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo (SP).
Juntamente com o gerente de Relações com o Mercado da UBABEF, Adriano Zerbini, Turra destacou o potencial brasileiro para auxiliar o abastecimento interno de Marrocos de proteína animal, em especial, de carne de frango. Na oportunidade, o presidente da UBABEF ressaltou que a avicultura brasileira trabalha em parceria com a produção local, estimulando o desenvolvimento tecnológico por meio de cooperação técnica, sem prejudicar os produtores que já trabalham naquele país.
“Nosso objetivo é auxiliar na segurança alimentar do país, atuando em áreas ainda não ocupadas pelos produtores locais. O Marrocos tem uma produção anual de 516 mil toneladas, com consumo per capita de 17 quilos por ano. Para se ter uma ideia, no Brasil esse consumo é de 45 quilos. Há um grande potencial para expansão do consumo de carne de frango e queremos ser parceiros nesse processo”, ressalta.
Conforme explica o presidente da UBABEF, o mercado marroquino já está aberto para a carne de frango produzida no Brasil, entretanto, as tarifas para as exportações são pouco atraentes para o comércio.
“No ano passado inteiro exportamos para aquele destino apenas 888 toneladas, o que gerou uma receita de US$ 2,5 milhões. É algo inexpressivo e tem motivo: a tarifa para cortes de frango, que é o principal produto exportado pela avicultura brasileira, chega a 116%. É proibitivo para a expansão do comércio e especialmente ruim para os 32 milhões de habitantes de Marrocos, que deixam de ter fácil acesso a frango provenientes de produtores como o Brasil”, destaca.
O encontro promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira teve como objetivo promover um intercâmbio comercial, cultura e turístico entre Brasil e Marrocos. Além da UBABEF, outras organizações participaram da ação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Insight
◄ Leia outras notícias