Publicado em: 24/07/2013 às 09:00hs
Durante o encontro, Turra pediu a agilização dos processos para atualização do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), lei de 1952 que até hoje, sem modificações, rege as diretrizes de produção das cadeias de cárneos, ovos, leite e outros alimentos de origem animal.
“A atual legislação tem mais de 60 anos e está muito aquém das novas características da cadeia de produção animal. É preciso uma legislação que esteja adequada às demandas atuais. Por este motivo, estamos apelando ao ministro para que seja agilizado esse processo”, destaca Turra.
Ainda durante o encontro, o presidente da UBABEF solicitou ao ministro o retorno do antigo limite de crédito para custeio disponibilizado ao produtor avícola, que foi reduzido de R$ 150 mil para R$ 80 mil.
“Também pedimos ao ministro apoio para que as conquistas para o setor avícola no novo Plano Agrícola e Pecuário, como os recursos disponibilizados via programa Inovagro, não fiquem retidos em burocracias e sejam, de fato, ofertadas a quem demanda”, ressalta.
A preservação do status sanitário da avicultura brasileira também foi discutida no encontro entre Turra e o ministro Andrade. Na reunião, Turra pediu a Andrade a intensificação das ações do MAPA, especialmente no período que antecede e durante os eventos internacionais no Brasil, para evitar que o país seja exposto a riscos sanitários.
“Aproveitei a oportunidade para convidar o ministro para a solenidade de abertura do Salão Internacional da Avicultura (SIAV), evento que a UBABEF promoverá entre 27 e 29 de agosto de 2013, no Anhembi, em São Paulo. O ministro garantiu que estará conosco neste que é o mais importante encontro do setor neste ano”, afirmou o presidente da UBABEF.
Fonte: Assessoria de Comunicação INSIGHT
◄ Leia outras notícias