Publicado em: 01/11/2012 às 13:20hs
Na ocasião, o grupo entregou ao secretário um documento que relata as dificuldades enfrentadas pelo setor devido à pressão de custos, e traz também proposições para atenuar o atual quadro, incluindo a abertura de novos mercados para o produto brasileiro.
No documento, a Ubabef manifestou, ainda, preocupação e o desejo de o Mapa agilizar os trâmites para habilitar as plantas aprovadas para exportar seus produtos, especialmente no que diz respeito à China. Marques acolheu as demandas do setor avícola e disse que o ministério está trabalhando no sentido de abrir novos mercados para os produtos brasileiros, bem como retomar as vendas para antigos parceiros comerciais. Ainda de acordo com Marques, estão em curso negociações nesse sentido e o Governo Federal está enviando aos mercados de interesse informações relativas ao status sanitário do Brasil, por exemplo, quanto à vigilância para algumas doenças.
Além disso, visitas estão programadas ou já foram feitas a países da Ásia, Europa e Oriente com o objetivo de expandir o comércio brasileiro com o resto do mundo. Ainda neste ano, no mês de novembro, representantes do Ministério da Agricultura devem embarcar para o Japão e depois à China e Coreia para reuniões bilaterais com os respectivos governos.
Fonte: Assessoria de imprensa Ubabef
◄ Leia outras notícias