Publicado em: 04/09/2012 às 14:30hs
A opinião é de Alessandro Cruvinel, Gerente Adjunto de Mercado daquela Unidade Descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para que isso seja possível, foi realizada, no último dia 29 de agosto, em Goiânia, GO, reunião entre técnicos da Unidade e o Gerente Adjunto de Produtos e Mercado do Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPA), Marciliano Gaspre.
Gaspre ingressou recentemente no CTPA para, segundo ele, reestruturar a área de negócios da instituição, que passará a trabalhar seguindo o planejamento de marketing, de forma a que os seus 24 cotistas possam conquistar maior parcela do mercado. Juntamente com a Embrapa, o Centro buscará reunir todas as informações que o mercado pode fornecer, elaborando estudos de posicionamento dos produtos, análise de mercado e portfólio de produtos, e elaborando planos de trabalho que subsidiem a atuação das instituições. O CTPA atua no mercado de soja na região dos Cerrados Brasileiros.
A primeira ação conjunta a ser deflagrada após a reestruturação das áreas de mercado das duas instituições é a implantação do TCP, ou Teste de Cultivares e Progênies, que envolverá a Embrapa, CTPA e Emater Goiás. Segundo Gaspre, o TCP é uma reivindicação antiga dos cotistas do CTPA, que queriam poder participar mais efetivamente do programa de melhoramento de cultivares desenvolvido pela Embrapa. O TCP dá oportunidade para que os parceiros participem da pré-avaliação das cultivares de soja selecionadas para lançamento e, com isso, contribuir com a pesquisa nos testes de adaptação da cultivar em várias regiões do país, dando maior garantia de sucesso do produto no mercado. Ele explica que, para os próximos materiais a serem analisados, estão pretendendo formar 40 ensaios, a serem distribuídos em várias regiões locadas para plantio no próximo mês de outubro.
Da Embrapa Produtos e Mercado, além do Gerente de Mercado, Alessandro Cruvinel, também participaram o Gerente do Escritório da Embrapa em Goiânia, Abílio Rodrigues Pacheco, o analista Sergio Vaz e o supervisor Rafael Vivian. Conforme Cruvinel, essa maior interação com o CTPA vem em bom momento, pois acontece quando as duas instituições estão passando por reestruturação administrativa e fortalecendo suas áreas de mercado. Já Vivian acredita que o desenvolvimento de ações conjuntas com os parceiros traz para a Embrapa maior experiência e dinamismo para sua atuação no mercado de sementes.
A próxima reunião entre os técnicos das duas instituições acontecerá no próximo dia 11 de outubro, quando irão definir ações para a reestruturação da gestão de mercado, análise de portfólio de produtos e reestruturação das ferramentas de gestão e comunicação. Irão, também, desenvolver planos de trabalho para o posicionamento dos produtos desenvolvidos pelas duas instituições com foco no mercado de soja.
Gerência Adjunta de Mercado
A Gerência Adjunta de Mercado, da Embrapa Produtos e Mercado, terá papel essencial na nova estrutura de transferência de tecnologia da empresa, definida a partir do Boletim de Comunicações Administrativas (BCA) de número 15, do dia 09 de abril de 2012. “Como o principal contato da Empresa com o mercado, esta gerência atuará muito próximo dos licenciados, que são o braço comercial da Embrapa, apoiando e dando direcionamento para suas ações”, informa Cruvinel. Além disso, será responsável pelo gerenciamento de cerca de 1500 contratos de licenciamento para diferentes espécies. “Isso exige muita disciplina e foco para retomar o espaço das cultivares BRS no mercado, e ações como esta, em conjunto com o CTPA, sem dúvida têm um potencial enorme de resultado”, finaliza.
Fonte: Embrapa Produtos e Mercado
◄ Leia outras notícias