Gestão

SENAR visita região cacaueira da Bahia para buscar parcerias com entidades do setor

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realizou uma visita técnica de três dias à região cacaueira da Bahia para conhecer as atividades da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e buscar parcerias estratégicas e formas de cooperação com as instituições que promovem o desenvolvimento do setor


Publicado em: 29/01/2013 às 17:40hs

SENAR visita região cacaueira da Bahia para buscar parcerias com entidades do setor

Durante a visita, o secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara, a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), Andréa Barbosa, a coordenadora de programas e projetos, Lourdes Hennemann, e representantes do SENAR Bahia conheceram o projeto Barro Preto, que busca ser referência produtiva e promover o desenvolvimento sustentável das regiões produtoras de cacau. No município de mesmo nome, os representantes do SENAR visitaram a Fazenda Cordialidade, que tem um modelo de conservação produtiva para a cacauicultura. Na fazenda, o secretário executivo plantou uma árvore de Gonçalo-alves (Astronium fraxinifolium), para ajudar a resgatar a forma centenária do cultivo de cacau na Bahia.

“A visita técnica foi uma grande oportunidade de conhecer diferentes formas de produção, da produtividade, potencialidade e viabilidade da lavoura de cacau. Conversamos com pesquisadores, conhecemos os diversos tipos de cultivo e formas de extensão rural. É uma cultura com mais de 260 anos no Brasil, que tem um mercado em constante crescimento,” afirma Andréa Barbosa.

No segundo dia de visita, a equipe conheceu uma área de demonstração de difusão de tecnologia do manejo de cacau clonado nas fazendas Granja Poly, no município de Uruçuca, e Copa Setenta, em Iburapitanga. No último dia, foi a vez da Fazenda Sempre Viva, em Tancredo Neves. Lá, o grupo conheceu uma área de sistemas agroflorestais de Cacau e Seringueira.

O grupo visitou, ainda, o centro de treinamento do SENAR Bahia, localizado no município de Gandú, e o sindicato rural da cidade.

“Ficamos impressionados com a forma articulada e eficiente que o sindicato rural atua na região. O sindicato é a referência, se o produtor tem qualquer problema, seja no processo produtivo ou de crédito, o primeiro lugar que ele busca e acha informações é no sindicato rural. É um grande capital humano, de valor imensurável, trabalhando para o desenvolvimento da região, do produtor e sua família. Acreditamos que modelos como esse devem ser difundidos,” acrescenta a chefe do DEPPS, Andréa Barbosa.

Além dos profissionais do SENAR, participaram da visita técnica o diretor da Ceplac, Helinton Rocha, o chefe do Centro de Pesquisas do Cacau, Adonias Castro, o chefe do Centro de Extensão Sérgio Menezes, pesquisadores e extensionistas da entidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR

◄ Leia outras notícias