Gestão

Senar/SC prepara jovens para o mercado de trabalho no planalto serrano de SC

Novas turmas do programa Jovem Aprendiz Quotista iniciam em agosto nos municípios de São Joaquim e Lages


Publicado em: 23/07/2013 às 13:40hs

Senar/SC prepara jovens para o mercado de trabalho no planalto serrano de SC

Preparar jovens para o mercado de trabalho, mas, acima de tudo formar cidadãos. Com este objetivo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), inicia em agosto novas turmas do programa Jovem Aprendiz Quotista no planalto serrano catarinense.

O presidente da Faesc e do conselho de administração do Senar/SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que a iniciativa conta com apoio dos Sindicatos dos Produtores Rurais de São Joaquim e Lages e empresas dos municípios voltadas ao setor agrossilvopastoril.

A previsão do início das atividades é dia 5 de agosto. No município de São Joaquim serão duas turmas, sendo 64 alunos contratados pela conta de aprendizagem. De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, uma sala está sendo preparada com equipamentos de informática no Sindicato para atender uma turma no período matutino e outra no vespertino.

No município de Lages está prevista uma turma de 30 alunos com aulas prática/profissional junto às empresas. Zanluchi explica que o Senar disponibilizará a infraestrutura, o pagamento do instrutor, material instrucional, bem como alimentação e o kit pedagógico dos participantes. “Esta é a primeira vez que o programa ocorre no planalto serrano, incentivada pela Lei de Aprendizagem (10.097/2000) e por isso, estamos sendo parceiros das empresas”, observa.

PROGRAMA

O público atendido pelo programa é formado por jovens entre 14 e 24 anos, filhos de trabalhadores ou produtores rurais. Durante a capacitação, os participantes recebem uma bolsa das empresas parceiras. O Senar/SC e o Sindicato disponibilizam a estrutura física e pedagógica, com professores pós-graduados e profissionais qualificados.

Zanluchi enfatiza que a iniciativa do Senar prepara jovens para o mercado, com alto nível de conhecimento e condições de desenvolver excelente trabalho em qualquer setor. “Acima de tudo, formamos jovens cidadãos, comprometidos com a comunidade rural, contribuindo para o fortalecimento do campo”, salienta.

Os jovens atendidos têm os diretos trabalhistas e previdenciários garantidos por meio de contrato de aprendizagem com as empresas. Além disso, os alunos que obtiverem um bom aproveitamento durante o curso poderão ser contratados como colaboradores das empresas, após a conclusão do programa. “É uma oportunidade para o jovem se profissionalizar e agregar renda e, também, para as empresas, que poderão contar com excelentes profissionais no quadro de colaboradores”, complementa.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias