Gestão

SENAR participa de encontro nacional do Pronatec

Trinta e cinco representantes do SENAR, entre gestores e superintendentes regionais, participam a partir desta terça-feira (4), em Brasília, do Encontro Pronatec


Publicado em: 05/12/2012 às 12:40hs

SENAR participa de encontro nacional do Pronatec

Trinta e cinco representantes do SENAR, entre gestores  e superintendentes regionais, participam a partir desta terça-feira (4), em Brasília, do Encontro Pronatec: execução 2012 e planejamento 2013,  realizado pelo Ministério da Educação, onde estão sendo debatidas as ações de 2012 e o que será feito em 2013, como ofertas e demandas de cursos e vagas e a solução para questões recorrentes na execução do programa.

“Participar desse encontro é uma oportunidade para o SENAR mostrar sua capacidade operacional. E o fato de o debate envolver ofertantes e demandantes potencializa o atendimento das necessidades de capacitação de todos os setores, inclusive do meio rural” destaca a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR, Andréa Barbosa.

O secretário Executivo do Ministério da Educação, José Paim Fernandes, acredita que é possível mudar o cenário profissional do País com o Pronatec. “Nós pretendemos melhorar as condições de oferta e demanda do Pronatec para atingirmos as metas e fazermos uma mudança importante que o País precisa na educação profissional.”

Durante o evento, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marco Antônio de Oliveira, apresentou informações gerais do Pronatec no primeiro ano de execução e as ações que serão realizadas a partir de 2013.  Oliveira destacou ainda a participação dos serviços nacionais de aprendizagem na oferta dos cursos do programa. “O SENAI e SENAC são parceiros iniciais ao longo do processo, mas depois tivemos a entrada já no segundo semestre do SENAR e do SENAT. A integração deles é recente, mas acredito que ao longo de 2013 a atuação vai se ampliar devido ao esforço do trabalho que vem sendo realizado.”

No próximo ano, haverá aumento de ofertas dos cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC).  A meta dos cursos FIC para 2013 é atender 743.717 pessoas por meio da bolsa-formação trabalhador, onde os cursos do SENAR são ofertados. Essa é uma modalidade que oferece bolsas gratuitamente, principalmente, para alunos matriculados no Ensino Médio das escolas públicas.

Além dos números, foram apresentados na manhã desta terça-feira, alguns pontos importantes para as entidades que oferecem as vagas e para as que buscam as vagas e que vão ser foco em 2013. Entre eles a articulação entre parceiros demandantes e suas representações estaduais e municipais; alinhamento entre oferta e demanda de vagas; articulação para captação de beneficiários e preenchimento de vagas; aperfeiçoamento do cadastro online (proposta do MEC de um novo cadastro); adequação do Sistec (a partir de 2013 haverá novo Sistec com customização para facilitar a troca entre ofertantes e demandantes); avaliação e monitoramento da execução e divulgação nacional do programa.

“Aqui nós ouvimos as demais entidades sobre suas experiências no Pronatec. Algumas positivas, outras negativas. Essa troca incentiva a gente que está começando e ajuda a enfrentar os desafios e as dificuldades”, avalia Adriano Leite, Superintendente do SENAR de Pernambuco.

Erismar Sousa Lopes, gestora do Pronatec no SENAR Tocantins, também considera  este encontro positivo. “É a primeira vez que se reúnem ofertantes e demandantes. Podemos debater as ações do programa e melhorar nossa oferta em 2013. A expectativa, inclusive, é de encontrar mais demandantes para o próximo ano, além da secretaria de educação, para estarmos trabalhando com uma meta maior e públicos diferentes, como os pais dos alunos, nossos produtores e trabalhadores rurais”, afirma.

O SENAR Tocantins está formando 180 turmas, que devem ser certificadas ainda em dezembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR

◄ Leia outras notícias