Publicado em: 08/10/2012 às 13:20hs
O Programa Jovem no Campo tem o intuito de inserir o jovem no mercado de trabalho, com foco no desenvolvimento da economia local e regional, além de contribuir para a redução do êxodo rural. No distrito de Padre Pinto, trinta estudantes do Ensino Médio da Escola Municipal Bernardo Ferreira Guimarães formam duas turmas que estão sendo capacitadas em Apicultura.
Com carga horária de 120 horas, o curso é dividido em módulos que abordam produção de mel e cera, geléia real e rainhas, criação e manejo de abelhas indígenas sem ferrão e empreendedorismo. As turmas começam o segundo módulo em 15 e 22 de outubro, quando também vão aprender sobre produção de pólen e própolis.
O instrutor do curso, Gildázio Antônio dos Santos, destaca que o curso é conduzido com uma metodologia que facilita o aprendizado. “Além da teoria, o conhecimento prático agrega valor ao curso, que auxilia no crescimento dos jovens dentro da comunidade”, explica o apicultor.
A estudante Gabriele Cristina Quintino, de 16 anos, aprovou o primeiro módulo do curso. “Foi muito interessante. Na primeira semana eu aprendi muito e pretendo aprender mais. Não estou pensando em construir minha própria empresa de apicultura, mas um dia quero trabalhar como apicultora com certeza”, conta.
“Apostando em uma futura fonte de renda para os participantes, o programa contribui para o aprendizado, convivência e socialização em grupo”, destaca a agente de Desenvolvimento da ACIARP, Tatiana Camilo. Além da Associação, o curso de Apicultura conta também com a parceria da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Rio Piracicaba (ADERP), Associação Apícola do Médio Piracicaba (APIMEL) e Secretaria Municipal de Educação.
Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS
◄ Leia outras notícias