Gestão

Sebrae/SC apresentará programa aos empreendedores rurais

Até o momento, foram atendidos mais de 20 mil empreendimentos rurais no oeste


Publicado em: 29/02/2012 às 11:00hs

Sebrae/SC apresentará programa aos empreendedores rurais

O Sebrae/SC apresentará o Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas durante a 11a edição do Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense (Tecnoeste), que ocorre no período de 29 de fevereiro a 2 de março, em Concórdia. O evento é direcionado ao agronegócio e às novas tecnologias oferecidas ao produtor rural. É realizado anualmente pela Cooperativa de Produção e Consumo em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC Campus de Concórdia).

O Programa de Desenvolvimento dos Empreendedores Rurais Cooperativistas do Sebrae é considerado um dos maiores investimentos de formação profissional do setor rural do sul do país. É  composto pelos subprogramas “De Olho na Qualidade Rural”, “Qualidade Total Rural” e “Times da Excelência”.

Implantados em 1997 no oeste catarinense e nacionalizados em 1998, o D’ Olho e o QT Rural oportunizam o desenvolvimento dos empreendimentos do campo. Os resultados, segundo o coordenador regional oeste do Sebrae, Enio Albérto Parmeggiani, revelam que as propriedades estão se tornando mais competitivas. “Através do desenvolvimento do Programa Empreendedores Rurais Cooperativistas, nossa região é hoje um dos maiores exemplos do país quando o assunto é qualidade rural. Até o momento, foram atendidos mais de 20 mil empreendimentos rurais no oeste”.

Neste ano, o Programa da Qualidade foi reestruturado e adequado de acordo com os critérios do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) amplamente difundido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, realça que a mudança da metodologia teve início em SC após reuniões que levantaram as principais necessidades das propriedades rurais. A adequação aos fundamentos pela FNQ determina o patamar de gestão dos empreendimentos, o que potencializará ainda mais os resultados dos negócios rurais. A inovação é financiada pelo Sebrae nacional, Sebrae/SC, Sebrae/RS e Sebrae/MG.

O coordenador regional reforça, ainda, que é fundamental o alinhamento do programa às tendências de gestão amparados em modelo internacionalmente reconhecido que no país é sustentado pela Fundação Nacional da Qualidade. A iniciativa também obedece  os referenciais educacionais do Sistema Sebrae.

TECNOESTE

A feira reúne mais de 15 mil visitantes entre produtores rurais, empresários, autoridades estaduais e nacionais, pesquisadores, estudantes universitários, escolas e estudantes do ensino Fundamental e Médio. É um evento organizado para a difusão de tecnologias e aberta aos expositores para que possam realizar ótimos negócios durante a feira.

O tema deste ano é "Gestão da propriedade rural com foco no resultado". São mais de 150 expositores confirmados. Paralelo ao Tecnoeste serão realizados o V Seminário de Suinocultura e o VI Seminário Catarinense do Leite.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias