Gestão

Sebrae Nacional reconhece oeste de SC como gerador de soluções para o agronegócio

"A força das cooperativas e o senso de empreendedorismo da população oestina fazem do oeste catarinense uma região geradora de soluções para o agronegócio e que pode servir de modelo para todo o país"


Publicado em: 29/01/2013 às 18:50hs

Sebrae Nacional reconhece oeste de SC como gerador de soluções para o agronegócio

A afirmação é do responsável pela Unidade de Atendimento Coletivo em Agronegócios do Sebrae Nacional, Eduardo Brasileiro. Acompanhado do coordenador regional do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, Brasileiro esteve na região para conhecer a Itaipu Rural Show – feira que está na 15ª edição e aconteceu em Pinhalzinho na última semana. Ele também visitou lideranças ligadas à suinocultura e empresários do ramo de ovino e caprinoculturas.

Brasileiro reforçou que o Sebrae Nacional tem muito a contribuir com o desenvolvimento da região, por meio de sugestões para o aperfeiçoamento de projetos já em andamento e formatação de novos, que valorizem toda a cadeia produtiva.

O representante do Sebrae Nacional também destacou que, se comparada a outras regiões do país, o oeste catarinense demonstra maturidade na valorização integral da cadeia produtiva do agronegócio, sustentabilidade e sucessão familiar consolidada. “Percebe-se que o jovem recebe incentivo para permanecer no campo. Existe instrução para isso e as cooperativas incentivam. Com esse modelo de trabalho – a sucessão – se consegue construir um agronegócio sustentável, competitivo e com equilíbrio para enfrentar o mercado”, avalia.

Parmeggiani lembrou que uma iniciativa catarinense bem-sucedida se transformou em um programa nacional - Negócio Certo Rural. “O programa vem apresentando resultados significativos. Percebemos, através de depoimentos dos produtores rurais participantes, que eles assimilaram a importância da gestão e de práticas inovadoras para o desenvolvimento de suas propriedades”.

O Negócio Certo Rural foi criado em 2008, na região oeste, inspirado no programa destinado ao setor urbano. Adaptado à realidade cultural e econômica do campo, implementado, experimentalmente, através de cinco turmas-piloto em 2008 e 2009, foi aperfeiçoado em 2010. A versão rural busca capacitar pequenos produtores a dinamizarem, inovarem e revitalizarem suas propriedades, aumentando a competitividade e a renda.

O Sebrae desenvolveu uma metodologia ambientada para o universo agrícola, visando orientar o produtor a identificar áreas de investimento, analisar a viabilidade do negócio, elaborar plano de negócio e gerenciar o empreendimento. A iniciativa busca motivar os jovens para revitalizar suas propriedades rurais e/ou descobrir os empreendimentos viáveis que estão ao seu alcance, como fruticultura, floricultura, mel, piscicultura, pequena agroindústria artesanal etc.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias