Publicado em: 17/09/2012 às 19:20hs
O intuito do encontro foi de estreitar o relacionamento entre estas regiões para trocar experiências sobre o setor pecuário.
O grupo argentino de representantes do governo da região, da iniciativa privada e de produtores, foi recepcionado pelo presidente da Faesc José Zeferino Pedrozo e o vice-presidente da Federação Nelton Rogério de Souza. Integraram a comitiva o vice-presidente Nicolas Mattana Besozzi, o secretário Ricardo Gabriel Quiroz, o tesoureiro Carlos Adolfo Navajas, o ministro Nestor Ortega, o diretor Ricardo Spachuk, o diretor geral Ruffini Virpinil, o presidente da Sociedade Rural de Misiones Adrián Luna Vazques, Rodolfo Jaquet, Marcelo Lopez Vedoya e Ricardo Tober.
De acordo com Souza, a comitiva tinha interesse de conhecer Santa Catarina e principalmente a Federação, constituída para fins de coordenação, promoção, defesa e representação dos interesses dos produtores rurais integrantes da categoria econômica rural.
A Faesc foi fundada em 24 de março de 1948 e atualmente congrega uma centena de Sindicatos filiados que reúnem 42.420 associados. A classe produtora rural dos municípios que não possuem Sindicatos rurais é representada diretamente pela Federação, sendo que somados os associados dos Sindicatos e os demais produtores, a entidade representa 85 mil integrantes da categoria econômica rural.
Outro tema abordado foi a atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Santa Catarina (Senar/SC), que tem a missão de desenvolver ações de formação profissional rural e atividades de promoção social voltadas para o homem rural, contribuindo para qualificação, integração na sociedade, qualidade de vida e cidadania.
Souza ressaltou que a comitiva também ficou interessada no Conselho Paritário Produtor/Indústria da Cadeia do Leite de Santa Catarina (Conseleite). “Os representantes solicitaram inclusive publicações existentes e o envio de atualizações do setor”, complementou o vice-presidente da Federação.
A comitiva divulgou a 1a Exposição de Gado Bovino e Genética do Mercosul, prevista para o período de 10 a 12 de outubro, na cidade de Posadas, promovida pela Sociedade Rural de Misiones. A Faesc foi convidada a prestigiar o evento e confirmou a participação. “Nossa intenção é mantermos um relacionamento próximo para possibilitar a troca de experiências e informações técnicas sobre o assunto”, finalizou Souza.
Fonte: Assessoria de Imprensa FAESC
◄ Leia outras notícias