Gestão

Saiba o que os criadores experientes avaliam antes de comprar um Mangalarga Marchador

Cada raça possui suas características e funções determinadas de acordo com as qualidades e potencial do animal


Publicado em: 14/10/2015 às 12:45hs

Saiba o que os criadores experientes avaliam antes de comprar um Mangalarga Marchador

As raças de cavalos de marcha tem seu treinamento parecido, voltado para o condicionamento ideal para execução das provas. E exercícios de rédeas que são essenciais para qualquer cavalo que será montado ou usado em atrelagem. Mesmo o cavalo que for trabalhar sozinho, sem alguém conduzindo, tem que saber manobrar o veículo. E alguém tem que ensinar.

Segundo Sérgio Franco de Oliveira, um dos criadores do Haras Guaripocaba: “a primeira coisa que nós criadores mais experientes olhamos, é o andamento do animal, se ele tem as características próprias da raça. Aí, vamos para o segundo passo, que é verificar se ele tem um bom gesto de marcha, até chegar na avaliação morfológica do animal, isso é o que olhamos antes do lance”, disse.

Segundo o veterinário Haroldo Vargas, da Horse’s Vet Services, o diferencial do mangalarga é “o seu andamento marchado. Entre as raças de cavalos marchadores é sem dúvida a que apresenta a marcha de melhor rendimento, comodidade e equilíbrio. A marcha permite ao cavaleiro longas cavalgadas com grande conforto”.

Para o veterinário Fabricio Braga os criadores avaliam a gestão de marcha do animal. “o mais importante e a capacidade que o animal tem de se locomover com o maior desempenho possível, tendo em vista a habilidade na locomoção aliado a um bom diagrama de marcha. O ponto mais importante que o criador deve avaliar e a naturalidade da marcha, pois aquele animal quanto mais natural for do ponto de vista de um bom diagrama maior probabilidade de transmissão dessa qualidade a seus descendentes”, disse.

O diagrama de marcha é o atributo mais importante na avaliação de um cavalo de sela marchador, pois se o animal não tiver um diagrama marchado ele não atende o pré-requisito básico da raça que é a marcha.

Para avaliar a qualidade do animal também é avaliada a linhagem do cavalo. “Em termos práticos devemos avaliar aquele animal em de forma ampla, ou seja, avaliar ele como indivíduo seus irmãos seus pais e o mais importante seus filhos, onde avaliamos o número de filhos, os acasalamentos que geraram esses filhos, e a porcentagem dos atributos selecionados aparecem nesses filhos”, afirma Braga.

Fonte: Meio Rural

◄ Leia outras notícias