Gestão

RS inova na Certificação de Granjas Avícolas

Plataforma de Defesa Sanitária Animal entrará em uso 15 de setembro


Publicado em: 16/09/2020 às 14:00hs

RS inova na Certificação de Granjas Avícolas

Esse projeto é inédito no país, fruto de parceria público privada entre PNSA/SFA-RS,PESA/SEAPDR, UFSM, ASGAV e FUNDESA, cujo objetivo principal é integrar as entidades envolvidas no processo de vigilância para salmonelas e micoplasmas permitindo a certificação sanitária dos plantéis de genética avícola.

A plataforma digital imprimirá celeridade, rastreabilidade e precisão na gestão, tanto por parte do serviço veterinário oficial quanto pelo setor privado. O sistema de certificação foi desenvolvido pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia – AGITTEC/ Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Os recursos financeiros para o desenvolvimento do sistema são provenientes da conta aves do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal no RS – FUNDESA.

“Intensificamos as atividades de março a agosto deste ano e concluímos as capacitações na plataforma em modo remoto com responsáveis técnicos das agroindústrias avícolas que atuam no RS, fiscais estaduais agropecuários das Inspetorias Veterinárias, Supervisores Regionais, bem como responsáveis técnicos  dos laboratórios credenciados que atendem a avicultura do RS", informou Dra. Tais Oltramari, Auditora Fiscal Agropecuária do PNSA/SFA/RS. 

O desenvolvedor do sistema informa que a partir de 15 de setembro estará ativa uma central de relacionamento para atendimento dos usuários, operando em horário comercial.

“Este sistema traz para o setor os benefícios da inovação e gestão sistematizada, provenientes da tecnologia da informação. Este avanço também reflete a valorização de projetos apresentados por nossas instituições e serviço oficial”, registra Eduardo Santos, Presidente Executivo da ASGAV/SIPARGS. 

Outros projetos como Sistema de Gestão e Diagnóstico da Biosseguridade Avícola no RS e mapeamento, gerenciamento e cadastro da postura comercial também estão em desenvolvimento no estado.

Fonte: FUNDESA

◄ Leia outras notícias