Gestão

Regional da Emater-MG em Juiz de Fora dá início ao Transformar 2012

A unidade regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em Juiz de fora, deu início nesta semana à capacitação da 7ª turma do Projeto Transformar


Publicado em: 13/08/2012 às 07:50hs

Regional da Emater-MG em Juiz de Fora dá início ao Transformar 2012

O projeto, que investe na qualificação profissional de filhos e filhas de agricultores, utiliza um método pedagógico que prevê a reflexão teórica em sala de aula e uma parte prática no próprio local de origem do jovem. Na segunda etapa permite a implantação de projetos para geração de trabalho e renda, com a orientação de extensionista da empresa. A ideia é proporcionar a estes jovens meios para gerenciar e conduzir as atividades produtivas no campo.

Direcionado à participação de 26 jovens de 25 municípios da área de abrangência da regional, este ano a capacitação teve as primeiras 24 horas realizadas no campus Rio Pomba, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste Minas Gerais (IFET). A instituição disponibilizou as instalações, professores e pessoal administrativo; contando também com a contribuição da Fundação de Apoio ao Ensino Tecnológico de Rio Pomba (FUNDEP). As próximas 16 horas da capacitação serão realizadas pelo jovem na zona rural do município onde reside, juntamente com o suporte técnico de extensionista da Emater-MG local, em data a ser combinada.

De acordo com o gerente regional da Emater-MG, Paulo Carvalho Fonseca, a proposta do projeto é promover o protagonismo da juventude rural, possibilitando maior compreensão das políticas públicas e permitindo aos jovens a concretização de projetos econômicos, aliados às principais cadeias produtivas e com o livre acesso às linhas de crédito como o Pronaf Jovem. “É uma forma de estimular a permanência do jovem no campo, dando-lhe condições de renda e perspectiva de um futuro melhor”, destaca.

Entre os temas que estão sendo abordados este ano pelo Transformar constam: Agroindústria com foco na produção de derivados de leite; Meio Ambiente e o novo código Florestal; Agroecologia com a produção de alimentos seguros; Políticas públicas para a juventude rural; Associativismo e Cooperativismo com foco na organização rural; Agricultura familiar voltada para a sucessão no campo; Oportunidades de Mercado; e Desenvolvimento humano e cidadania.

Além de palestras e debates com os técnicos da Emater-MG, a etapa presencial deste ano contou com momentos práticos nos quais os alunos puderam conhecer o trabalho realizado pelo IFET. Professores do instituto colaboraram com orientações, dando a aos jovens a oportunidade de conhecerem um local no qual podem aprimorar seus estudos e futuramente aplicar os conhecimentos adquiridos no campo.

O Transformar foi implantado no Estado em 2006 e desde então vem beneficiando muitos jovens do meio rural mineiro. Até julho, o projeto capacitou cerca de 750 rapazes e moças, em um total de 25 cursos, nas 32 regionais da Emater-MG. Para este ano, a meta é alcançar 900 jovens rurais, segundo a gestora estadual do projeto, Maria Helena Silva. Ela explica que ao final da capacitação, o jovem está apto a construir um projeto, de acordo as próprias habilidades e a realidade em que vive, podendo se candidatar à linha de crédito Pronaf Jovem para montar o próprio empreendimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG

◄ Leia outras notícias